A IMPORTÂNCIA DA TEMÁTICA DE GÊNERO NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO

  • Graziela Silva Ferreira
  • Fabiana Freitas Costa
Palavras-chave: Ensino Médio Integrado. Gênero. Sujeitos sociais

Resumo

O presente texto traz reflexões sobre a importância da temática de gênero no Ensino Médio Integrado dos Institutos Federais de Educação. Apoia-se na premissa de que as questões de gênero e todas as construções culturais, sociais e políticas, implicadas com os processos formadores, não devem ser negligenciados no contexto escolar. Nesse sentido, compreende-se que as aulas podem configurar um espaço importante de desconstrução das desigualdades de gênero estabelecidas por hierarquias construídas socialmente e um potente catalisador de debates capaz de instrumentalizar as(os) discentes na construção de suas identidades, discursos e posturas. Assim, nosso aporte teórico se encontra em pesquisas e reflexões sobre gênero e educação, além de estudos exploratórios sobre o tema. O ensaio aponta para a necessidade de que, no processo educativo, o agir pedagógico docente pode fornecer contribuições significativas diante da possibilidade da ruptura de estigmas, estereótipos e discriminações de gênero na formação dos sujeitos sociais.

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Publicado
2021-02-24
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