POLÍTICA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU BRASILEIRA NO TEMPO PRESENTE: CORPO E CULTURA COMO OBJETO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO

Autores

  • Aparecida Carneiro Pires
  • Maria Cecília de Paula Silva

Palavras-chave:

PÓS-GRADUAÇÃO, POLITICA, CORPO E CULTURA PESQUISA

Resumo

Esta pesquisa expõe as polêmicas e contradições da política de pós-graduação brasileira no tempo presente, contemplada na linha de pesquisa: Educação, Cultura Corporal e Lazer e grupo de pesquisa: História da Cultura Corporal, Sociedade, Educação e Lazer da Universidade Federal da Bahia (UFBA) defendida em fevereiro de 2014. Propõe-se a desenvolver estudos aprofundados acerca dos princípios e valores pautados em uma formação emancipatória, produzidos e defendidos pela Pós-graduação stricto sensu em Educação, a partir dos direcionamentos da política de avaliação e financiamento da Agência CAPES.Objetivou-se investigar os princípios de formação emancipatória que estão sendo defendidos e definidos pela Pós-graduação stricto sensu em Educação a partir dos direcionamentos da Agência de Política de Avaliação e Financiamento - CAPES em seu percurso histórico. Especificamente, propôs-se a contextualizar o papel da Pós-graduação stricto sensu em Educação diante das reconfigurações socioeconômicas, políticas e culturais do capitalismo no tempo presente; compreender a relação entre os critérios de produtividade e avaliação exigidos pela CAPES na lógica cultural do corpo nos envolvidos na Pós-graduação stricto sensu Brasileira; analisar os sentidos atribuídos para a Pós-graduação stricto sensu dos/as pesquisadores/as entrevistados/as.

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Publicado

2021-02-18