“O Fascínio e a Espetacularização como Pedagogias Corporais no World Of Warcraft.”, 247p. Tese (Doutorado), Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador-Bahia, 2016.

Autores

  • Julio Cesar Gomes Santos

Palavras-chave:

Espetacularização, Pedagogia, Pedagogias Corporais, word Of Warcraft.”,

Resumo

           

Há muito tempo, o corpo deixou de ser um substantivo comum e passou a se tornar um símbolo cultural. Não é mais um mero dispositivo biológico, ganhou novos contornos teóricos e passou a pertencer às dinâmicas da linguagem. O triunfo do corpo, em nossos dias, é explicado nas maneiras como o comportamento analítico social sobre a carne e a pele se tornam determinantes para uma verificação relacional, ética e moral do indivíduo.

Enquanto dispositivo cultural o corpo se torna, também, um campo de ação formativa, passando do seu aspecto de passividade à característica de ativo em suas práticas sociais - ele mesmo produtor de conhecimentos. Com o advento da cultura das redes, o corpo se entrega ao processo de ‘fragmentação’ e desterritorialização e, determinado pelo fenômeno da cultura da visibilidade, passa a experimentar sensações e prazeres por meio da dissolução das narrativas de si cristalizadas em modos de ser unificadores, que falavam da completude do corpo, para gerir experiências corporais individuais e coletivas marcadas pelas incompletudes

Downloads

Não há dados estatísticos.

Arquivos adicionais

Publicado

2021-02-18