UMA RELEITURA COLABORATIVA SOBRE O CONCEITO DE LUDICIDADE

Autores

  • Isaura Santana Fontes
  • Márcia Raimunda Jesus Moreira da Silva
  • Katiele Ferreira dos Santos

Palavras-chave:

Ludicidade. Brincar. Infância. Educação.

Resumo

A despeito de compreender melhor o conceito de ludicidade, inquietou-nos uma indagação: o que de fato significa lúdico? Seria apenas recomendável, sob o ponto de vista didático atribuir o termo lúdico/ludicidade as brincadeiras que os infantes constroem livremente? Ou seria a ludicidade um atributo da espécie humana, não importando idade, períodos em que se usam artifícios para diversão, criatividade, inventividade ou outras questões ligadas a dinâmica de interatividade dos sujeitos em situações sociais? Neste sentido, nosso intuito foi analisar a palavra ludicidade, tentando extrair os conceitos e construções sociais que são edificados em torno do uso e das práticas elaboradas em torno do lúdico. Para tanto, elaboramos um estudo cooperativo, realizado no percurso dos encontros formativos da Brinquedoteca Criação, da UNEB – Serrinha – BA, ocasiões em que nossos debates foram fertilizados e fecundados por uma polifonia de vozes e ideias que brotavam a cada encontro formativo. Diante de tal pujança e força, que os encontros formativos produziram, elaboramos um esboço revisional sobre ludicidade, na tentativa de entrecruzarmos nossos olhares, nossas visões e práticas. De tal modo, o grupo de pesquisadores, da Brinquedoteca criação, por meio do FORMACI - Grupo de pesquisa sobre formação, currículo e intersubjetividades, mediou os encontros formativos e como produto dos debates, estudos revisionais em livros, artigos, periódicos especializados, na temática da ludicidade, produzimos o presente ensaio

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Publicado

2021-02-18