NARRATIVAS E MEMÓRIAS SOBRE OS MÉTODOS CONSTRUIDOS NOS TERRITÓRIOS DA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Palavras-chave:
Jovens e adultos; Narrativas; Métodos; Alfabetização.Resumo
Tratamos, neste ensaio acadêmico, sobre o processo de alfabetização de jovens e adultos evidenciando as narrativas e memórias de uma alfabetizadora tendo como fio condutor do estudo a compreensão sobre os métodos que os professores alfabetizadores constroem dentro das singularidades do espaço-tempo educativo contextualizado no cenário do Território do Sisal Baiano. O estudo que alimentou a escrita do presente texto, emergiu com o cunho colaborativo envolvendo uma turma de Graduação no curso de Pedagogia, do 6° semestre, do Campus XI -UNEB, na cidade de Serrinha, a partir das discussões realizadas no Componente Curricular Processos de Alfabetização sobre as memórias dos métodos de ensino da lecto-escrita. Para edificação do estudo, foi desenhado, colaborativamente todo o escopo metodologico, tendo os procedimentos ancorados na abordagem qualitativa e na pesquisa crítico-colaborativa, tendo como principaiss técnica de coleta de dados a entrevista semiestrutura e as narrativas orais da professora colaboradora da investigação. A fundamentação teórica se baseou em estudiosos de: Ribeiro (1997), Freire (2013) dentre outros documentos. O objetivo norteador do estudo foi conhecer a práxis alfabetizadora, num exercício de compreensão quanto a edificação de métodos empregados para alfabetizar pessoas. O estudo ganhou relevância para nosso processo formativo pois nos permitiu refletir sobre a história e as nuances dos métodos alfabetizadores. Assim, o texto tecido se estruturou a partir dos registros das narrativas de uma alfabetizadora, que teve a práxis pedagógica efetivada entre os anos de 1970 a 1990, nos cenários educativos da EJA.