A REALIDADE E OS DESAFIOS DE UM ESPAÇO DE EDUCAÇÃO INFANTIL PARA GARANTIA DA ACESSIBILIDADE

Autores

  • Railda dos Santos Araújo
  • Railda dos Santos Araújo
  • Jandacira Janaína dos santos Janaína dos santos
  • Jandacira Janaína dos santos Janaína dos santos
  • Renata Adrian Ribeiro Santos Ramos

Palavras-chave:

Acessibilidade. Espaço físico. Educação Infantil.

Resumo

Este artigo objetiva refletir sobre a realidade e alguns desafios de um espaço de educação infantil para garantia da acessibilidade. Origina-se de um estudo desenvolvido por integrantes da proposta formativa do subprojeto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID): Práticas Pedagógicas Lúdicas na Educação Infantil e suas contribuições para o Desenvolvimento e a Aprendizagem da Criança (2018-2020). A pesquisa teve o seguinte problema: de que maneira a realidade do espaço de educação infantil interfere na qualidade da prática educativa desenvolvida por professoras no contexto de uma escola parceira do PIBID, no município de Serrinha/BA? Objetivou-se: conhecer realidade do espaço de educação infantil e suas interferências na qualidade da prática educativa no contexto no contexto de uma escola pública de Educação Infantil. Para fundamentar a discussão utilizou-se de contribuições de estudiosos tais como: Carvalho e Rubiano (2000), Oliveira (2011), Cardoso (2018). Do ponto de vista metodológico realizou-se um estudo de caso, ancorado na abordagem qualitativa. A pesquisa aconteceu em uma escola de educação infantil do município de Serrinha-BA, em uma unidade parceira do Programa. Para análise dos dados utilizou-se da entrevista semiestruturada realizada com duas professoras, análise documental do Projeto Pedagógico (PP) em relação a questão da acessibilidade e a observação participante na instituição. De acordo aos resultados do estudo: a escola não possui um ambiente adequado para atender crianças em relação a acessibilidade, o que interfere diretamente na prática educativa da professora. Existem desafios para a efetivação da acessibilidade por parte dos envolvidos na gestão pública educacional.

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Publicado

2021-02-18