O Jogo físico e digital “Trilha do Resto” na compreensão dos Critérios de Divisibilidade sob a ótica de licenciandos(as) em Matemática
Palavras-chave:
Critérios de Divisibilidade. Ludicidade. Jogo físico. Jogo Digital.Resumo
O objetivo deste estudo é investigar como licenciandos(as) em Matemática formalizam os Critérios de Divisibilidade dos números Naturais por 2, 3, 5, 7, 9 e 11, com a mediação de um recurso lúdico. Para isto, nos fundamentamos em uma abordagem qualitativa de pesquisa. Em relação aos instrumentos para a coleta dos dados, foram utilizados um questionário com perguntas abertas e fechadas, bem como observações das ações dos licenciandos(as) no decorrer da vivência da oficina intitulada “O jogo físico e digital ‘Trilha do Resto’ e a institucionalização do conceito dos múltiplos e divisores de um número natural”. Esta oficina ocorreu em uma Universidade Pública Federal e foi dividida em dois momentos distintos: no primeiro momento contamos com a vivência do jogo digital e no segundo momento do jogo físico, bem como o processo de institucionalização dos Critérios de Divisibilidade. Para realizarmos a análise dos resultados, foi feita uma formalização do conceito de múltiplos e divisores de um número natural e aprofundamos na definição dos Critérios de Divisibilidade por 2, 3, 5, 7 e 9. Os resultados indicaram que os licenciandos(as) ao refletirem sobre os Critérios de Divisibilidade a partir de um recurso lúdico os associaram a forma como este é apresentado na Educação Básica, não vinculando-o a forma como este é tratado no contexto da Teoria dos Números no Ensino Superior. Além disso, puderam refletir também sobre a necessidade de diversificação de abordagens metodológicas na Educação Básica e sobre o uso do lúdico no ensino da Matemática.
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