Formação de professores: experiências formativas no contexto do PIBID/IFC
Parole chiave:
Matemática. Oficina Pedagógica. Saberes Pedagógicos. Experiência.Abstract
O presente trabalho tem como objetivo apresentar reflexões acerca do desenvolvimento de oficinas pedagógicas, bem como sua contribuição para a formação dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do Núcleo de Matemática do Instituto Federal Catarinense (IFC), Campus Rio do Sul. Os bolsistas desenvolveram oficinas pedagógicas sobre o conteúdo matemático de plano cartesiano para alunos do 7º Ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica Deputado João Custódio da Luz. A oficina teve início em abril, quando os bolsistas planejaram e elaboraram os materiais a serem utilizados. Em maio, foram realizados dois encontros com a turma. O primeiro encontro foi dividido em dois momentos. No primeiro, com duração de 35 minutos, foi destinado à realização de um bingo; o segundo com duração de 45 minutos, foi destinado à realização de multiplicações no geoplano. No segundo, teve a mesma duração do anterior e foi destinado à realização de atividades no plano cartesiano em escala real. Tais atividades, com propósito de promover a construção do conhecimento matemático de forma interativa e oportunizar os alunos a serem protagonistas no processo de ensino e aprendizagem. A experiência vivenciada permitiu que os bolsistas construíssem desenvolvendo novas habilidades como no planejamento e na organização de aulas. Assim como, auxiliou os bolsistas no desenvolvimento/aprimoramento de saberes pedagógicos necessários para seu futuro como professor.
Downloads
Riferimenti bibliografici
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: Mec/SEB, 1998.
FIORENTINI, D; MIORIM, M. A. Uma reflexão sobre o uso de materiais concretos e jogos no ensino da Matemática. Publicado no Boletim SBEM – SP, ano 4 (1990) – n° 7. http://www.cascavel.pr.gov.br/arquivos/14062012_curso_47_e_51_-_matematica_-_ emersom_rolkouski_-_texto_1.pdf
LOREZANTO, S. O laboratório de ensino de matemática na formação de professores / Sergio Lorenzato. 3º ed. – Campinas, SP: Autores associados, 2010.
LUCKESI, C. C. Ludicidade e atividades lúdicas: uma abordagem a partir de experiências internas, 2005. Disponível em: www.luckesi.com.br. Acesso em: 16 de julho de 2023.
QUARTIERI, M. T.; GIONGO, I. M.; REHFELDT, Márcia Jussara Hepp. Problematizando o ensino de frações com um grupo de professores do ensino fundamental. Revista Linhas. Florianópolis, v. 21, n. 45, p. 381-403, jan./abr. 2020. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/download/12382/pdf/61182. Acesso: 30 set. 2023.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2023 Isadora Guimarães, Caio Gomes Guimarães, Neila de Toledo e Toledo
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Condividi allo stesso modo 4.0 Internazionale.
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado nos Anais do Encontro de Ludicidade e Educação Matemática, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam nos Anais do ELEM concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nos Anais do ELEM; exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nos Anais do ELEM.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.