Sulla rivista

Foco e Escopo

O Encontro de Ludicidade e Educação Matemática, evento promovido pelo Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (LEPEM/CNPq), vinculado ao Departamento de Educação do Campus VII da Universidade do Estado da Bahia, cumpre com a função de promover um espaço de reflexão e divulgação de trabalhos que têm como foco a ludicidade e o processo de matematizar, a formação do professor e professora que ensina Matemática e o compartilhar experiências e saberes oriundos das diferentes práticas que acontecem no interior das escolas e universidades. o ELEM Aceita manuscritos em Português, Inglês e Espanhol e não cobra nenhuma taxa de processamento de artigos (Article Processing Charge - APC).

Processo de Avaliação pelos Pares

O processo de avaliação adotado pelo Encontro de Ludicidade e Educação Matemática é o duplo cego (Double-Blind Review). Será realizado por pareceristas com vínculo institucional diferente dos proponentes do texto. Caso haja alguma situação de conflito de interesse este deve ser informado ao editor no momento da submissão. Em caso de pareceres com resultados divergentes, o texto será enviado para um terceiro avaliador.

 

Periodicidade

O Encontro de Ludicidade e Educação Matemática acontecerá bianualmente a partir do ano de 2021. As publicações nos Anais do Evento seguira o fluxo contíno de submissão e apresentação no evento.

Política de Acesso Livre

Os Anais do Encontro de Ludicidade e Educação Matemática oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou utilizá-los para qualquer finalidade legal, respeitando a legislação nacional dos direitos autorais e sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor. As opiniões apresentadas nos artigos são de responsabilidade dxs autorxs.

 

Declaração de Ética e Boas Práticas na Publicação

As publicações do Encontro de Ludicidade e Educação Matemática objetivam assegurar os mais elevados padrões de ética na publicação. Desse modo, é relevante e necessária a concordância dos agentes envolvidos no processo de publicação —  Editores, Conselho Editorial, Pareceristas ad hoc e Autores — relacionada aos padrões de comportamento ético. Tomando-se como referência o Código de Conduta e Normas de Boas Práticas para Editores de Periódicos do Committee on Publication Ethics (COPE), são considerados os princípios que seguem.

Editores e membros do Conselho Editorial são responsáveis por:

  • Analisar os artigos submetidos e aprovar aqueles que estão no escopo do ELEM para o fluxo editorial, tomando como referência o foco temático do periódico, as diretrizes para publicação e aspectos legais em matéria de difamação, violações de direitos de autor e plágio.

  • Instruir Editores Convidados, Autores e Avaliadores sobre o fluxo editorial e o processo de arbitragem por pares, o que envolve atendimento às diretrizes do ELEM, submissão, avaliação e encaminhamentos.

  • Garantir um processo anônimo de arbitragem dos artigos (double-blind peer review), justo e imparcial, assegurando que as informações permaneçam confidenciais.

  • Assegurar a proteção da identidade dos autores e dos avaliadores envolvidos no processo de arbitragem.

  • Realizar uma adequada seleção dos avaliadores.

  • Organizar a relação dos avaliadores e manter seus dados atualizados.

  • Assegurar que materiais não publicados em um artigo não sejam utilizados em pesquisas e publicações realizadas por Editores ou membros do Conselho Editorial sem anuência dos autores.

  • Responder a questionamentos relacionados a um artigo publicado, referentes a possibilidade de má conduta editorial, seguindo as orientações do COPE.

  • Publicar, quando se fizer necessário, correções, esclarecimentos, retratações e pedidos de desculpa.
  • Assegurar a autonomia das decisões editoriais.
  • Proteger a propriedade intelectual e os direitos dos autores.
  • Garantir a manutenção das boas práticas editoriais.

Avaliadores membros do Conselho Editorial ou do corpo de Pareceristas ad hoc são responsáveis por:

  • Notificar os Editores de sua disponibilidade para avaliar um artigo.
  • Recusar o convite sempre que não se sentir qualificado para realizar a avaliação em função do tema abordado; da identificação de aspectos que levem a reconhecer a autoria; e/ou se houver conflito de interesse.
  • Tratar os manuscritos como documentos confidenciáveis, protegendo a propriedade intelectual e os direitos dos autores, mantendo sigilo sobre as informações e comprometendo-se a não usar informações privilegiadas para proveito próprio, inclusive em suas pesquisas e/ou publicações.
  • Comunicar os Editores sobre a identificação de violação de direitos por parte dos autores e/ou de práticas de plágio.
  • Elaborar o parecer amparando-se nas boas práticas editoriais no que se refere a ética, impessoabilidade, razoabilidade e ao respeito aos direitos humanos.

Autores são responsáveis por:

  • Conhecer foco, escopo e concepção do ELEM, bem como as diretrizes para submissão.
  • Elaborar o artigo com base em investigação e/ou estudo sistemático realizado, abordando e problematizando coerentemente os dados e apresentando as contribuições para o campo da Educação Matemática e da Ludicidade.
  • Garantir que o artigo submetido é original.
  • Não submeter o artigo simultaneamente a outro evento.
  • Atentar para as normas do Comitê de Ética em Pesquisa da instituição a qual se vincula a pesquisa retratada no artigo, quando se tratar do envolvimento de seres humanos.
  • Assegurar que não haja expressões ou inserções que configurem plágio, bem como dar crédito citando-se as fontes de excertos de outras produções.
  • Garantir que o artigo não foi publicado em outro periódico e quando se tratar da tradução de uma publicação internacional, essa informação deve constar na primeira página do mesmo.
  • Atribuir a autoria a quem contribuiu significativamente para a concepção e desenvolvimento do artigo, limitando-se a cinco autores.
  • Manter a comunicação com os Editores, informando, inclusive, a necessidade de correção de alguma informação no artigo publicado.