REVIVENDO A MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO
Mots-clés :
Matemática, Ludicidade, Estágio Supervisionado, OficinaRésumé
O presente trabalho vem relatar as experiências da vivência do componente curricular Estágio III, do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Campus IX, cujo tema é “Revivendo a Matemática no Ensino Médio”. O projeto foi realizado na UNEB, com estudantes do Ensino médio Técnico do 1º, 2º e 3º ano, de uma escola de ensino profissionalizante do município. O projeto teve como principal objetivo apoiar e garantir a mediação dos conteúdos de função polinomial do primeiro grau, geometria e com resolução de problemas do ENEM e de vestibulares, promovendo a integração entre o processo formal do ensino e sua complementação prática. A atividade adotou uma metodologia lúdica e teve enfoque na resolução de problemas. Os autores consultados para fazer as reflexões teóricas foram Polya (2006), Freire (2001) , Pimenta e Lima( 2004), entre outros; que contribuíram com suas teorias pedagógicas e matemáticas do uso interativo e funcional da linguagem matemática.
Téléchargements
Références
ANTUNES. Celso. Jogos para estimulação das inteligências múltiplas. Ed, 11. Rio de Janeiro: Vozes, 1998.
BRASIL, Parâmetros curriculares nacionais: ensino médio: ciências da natureza matemática e suas tecnologias. Ministério de Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 135 p. (Orientações curriculares para o ensino médio ; volume 2), 2008.
FREIRE, A. M. (2001). Concepções orientadoras do processo de aprendizagem do ensino nos estágios pedagógicos. In: Colóquio: modelos e práticas de formação inicial de professores, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Lisboa. Lisboa, Portugal. Acesso em 22/05/2014
MACEDO, Lino de, PETTY, Ana Lúcia S. E PASSOS, Norimar C. Aprender om jogos e situações-problema. Porto Alegre: Artmed, 2000.
PICONEZ, S. C. B. A Prática de Ensino e o estágio Supervisionado: a aproximação da realidade escolar e a prática da reflexão. In: PICONEZ, S. C. B. (org.). A prática de ensino e o estágio supervisionado. Campinas: Papirus, 1991.
POLYA, G. A Arte de Resolver Problemas. Rio de Janeiro: Interciência, 2006.
SOUZA, I. S; SILVA, A. J. N. DA et al. O uso do jogo como recurso didático para o ensino da matemática. Recife: XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática, 2011. Disponível em: < http://xiii.ciaem-redumate.org/index.php/xiii_ciaem/xiii_ciaem/paper/view/2426>
SOUZA; F. L. C; SOUZA, S. S; SILVA, L. D. C; SILVA, A. J. N. DA. A Ludicidade na Construção do Conhecimento Matemático. In: Barreias: Encontro de Ludicidade e Educação Matemática, 2014. Disponível em: < https://www.revistas.uneb.br/index.php/elem/article/view/9802>.
SANTOS, H. K. B; RIBEIRO, N. D; MENEZES, T. A; SILVA, A. J. N. DA. De olho na função afim: o relato de uma experiência: In: Barreias: Encontro de Ludicidade e Educação Matemática, 2014. Disponível em: < https://www.revistas.uneb.br/index.php/elem/article/view/9806/>.
SILVA, A. J. N. A ludicidade no laboratório: considerações sobre a formação do futuro professor de matemática. Curitiba: Editora CRV, 2014.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado nos Anais do Encontro de Ludicidade e Educação Matemática, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam nos Anais do ELEM concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nos Anais do ELEM; exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nos Anais do ELEM.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.