Explorando atividades lúdicas para o ensino de geometria a partir de um livro didático
Mots-clés :
Ensino de Geometria. Ludicidade. Livro didático. Anos iniciais.Résumé
O artigo foi estruturado a partir do questionamento sobre como o livro didático pode ser utilizado para o trabalho com a geometria, de maneira que as propostas de ensino sejam desenvolvidas em uma perspectiva lúdica de ensino. Buscando responder essa questão, está sendo desenvolvida uma pesquisa que se propõe a identificar os procedimentos de ensino que podem ser desenvolvidos a partir do que é apresentado em um livro didático, para a realização de processos de ensino-aprendizagem da geometria de forma lúdica. Evidencia-se que mesmo com a utilização de recursos didáticos como os livros, pode-se explorar a ludicidade na geometria nos anos iniciais do ensino fundamental.
Téléchargements
Références
BROITMAN, Cláudia; ITZCOVICH, Horacio. Geometria nas séries iniciais do ensino fundamental: problemas de seu ensino, problema para seu ensino. In: PANIZZA, M. (org.). Ensinar Matemática na Educação Infantil e séries iniciais: análise e propostas. Porto Alegre, RS: Artmed, 2006. p. 169-188.
DIONIZIO, Fátima Aparecida Queiroz. (2019). Aprendizagem da docência para o ensino de geometria na infância no contexto da formação e da prática pedagógica. (Tese de Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, PR, Brasil.
MARSICO, Maria Teresa. (et. al.). Agora eu sei: Matemática 1º ao 5º ano. 4. Ed. São Paulo: Scipione, 2019.
MORETTI, Vanessa Dias; SOUZA, N. M. M. de. Espaços, formas, grandezas e medidas: conceitos e abordagens. In: ______. Educação Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: princípios e práticas pedagógicas. São Paulo: Cortez, 2015. p. 114-159.
REGO, Teresa Cristina. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. 3ªed. Petrópolis: Vozes, 2000
SANTOS, Santa Marli Pires dos. Org. Brinquedoteca: a criança, o adulto e o lúdico. 3ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
VOLPATO, Gildo. Jogo, brincadeira e brinquedo: usos e significados no contexto escolar e familiar. 2. ed. Criciúma: UNESC. São Paulo: Annablume, 2017.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
WALLE, Jon Van de. A Matemática no ensino fundamental: formação de professores e aplicação em sala de aula. Tradução de Paulo Henrique Colonese. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado nos Anais do Encontro de Ludicidade e Educação Matemática, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam nos Anais do ELEM concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nos Anais do ELEM; exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nos Anais do ELEM.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.