CULTURA LÚDICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES DAS ATIVIDADES DO PROJETO DE EXTENSÃO LUDOTECA

Autores

  • Robson Ribeiro Soares Universidade do Estado da Bahia
  • Karla Karolyne de Oliveira Luis Universidade do Estado da Bahia
  • Elenice de Brito Teixeira Silva Universidade do Estado da Bahia

Palavras-chave:

Ludoteca, Cultura lúdica, Educação Infantil

Resumo

Este trabalho apresenta as reflexões que temos feito a partir das atividades de formação de pedagogos e pedagogas no contexto da Ludoteca, projeto de extensão da Universidade do Estado da Bahia, em parceria com o Centro Municipal de Educação Infantil Manoelina Maria de Jesus, em Bom Jesus da Lapa – BA. Este projeto emergiu do questionamento sobre a cultura lúdica nos currículos dos cursos de formação de pedagogos e nas creches e pré-escolas, e é gestado no interior de questões que indagam a valorização do lúdico na formação cultural da criança e dos professores. Nessa perspectiva, constitui-se como um espaço de estudo e produção de culturas da infância, e é fruto de análises e percepções das problemáticas referentes às práticas educativas na Educação Infantil. Tais constatações, de algum modo, evidenciam a ausência de espaço para atividades lúdicas nas propostas pedagógicas e nas estruturas das instituições, além das incertezas dos graduandos sobre as especificidades do trabalho pedagógico junto às crianças pequenas. A Ludoteca tem, portanto, o objetivo de criar um espaço de formação e mediação pedagógica, constante, junto à comunidade acadêmica e escolar, na perspectiva de fomentar a criação de uma cultura lúdica na formação das crianças e dos professores. 

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Publicado

2014-11-22

Como Citar

Soares, R. R. ., Luis, K. K. de O. ., & Silva, E. de B. T. . (2014). CULTURA LÚDICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES DAS ATIVIDADES DO PROJETO DE EXTENSÃO LUDOTECA. Encontro De Ludicidade E Educação Matemática, 1(01), 35–45. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/elem/article/view/9805