Functions' Bingo
Keywords:
Functions Bingo. High School. Linear Function.Abstract
This is an experiential report in the field of functions from a subproject of the Institutional Program of Scholarship for Teaching Initiation - Pibid Mathematic Ufes. We conducted a workshop called "Functions’ Bingo" with the aim of reinforcing the concepts of Domain, Codomain, and Image through the playing of a "bingo" game, as well as practicing equation-solving skills. We performed the workshop in two classrooms of second-year in high school, with students of a public school in the city of Vitória, ES. The content of Linear Functions had been previously taught by the teacher, we reinforced it through a bingo game. This experience highlighted the importance of interactive classes, especially in the field of study of functions, which is often poorly understood by students. Fortunately, most students showed interest in learning through the workshop and actively participated in the project.
Downloads
References
CUSTÓDIO, Josiane Menegate. Bingo das funções: uma proposta para o ensino de função. 2021. 72 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Matemática., Universidade Estadual Paulista, Guaratinguetá, 2021. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/235354/custodio_jm_tcc_guara.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 25 fev. 2023.
DA SILVA, L. M. Ludicidade e matemática: um novo olhar para aprendizagem. Revista Psicologia & Saberes, [S. l.], v. 4, n. 5, p. 10–22, 2018. DOI: 10.3333/ps.v4i5.726. Disponível em: https://revistas.cesmac.edu.br/psicologia/article/view/726. Acesso em: 8 set. 2023.
GRANDO, Regina Célia. O conhecimento matemático e o uso de jogos na sala de aula. Tese (Doutorado Em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade De Educação, Campinas - SP, 2000. Disponível em: http://matpraticas.pbworks.com/w/file/fetch/124818583/tese_grando(1).pdf . Acesso em 20 out 2023
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Layza Karen Schaffel Santos, David Malaquias Sales, Jegiane C. Favoreto Mariano, Phillyp de Almeida Brito, Ramon Ananias de Jesus de Andrade
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado nos Anais do Encontro de Ludicidade e Educação Matemática, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam nos Anais do ELEM concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nos Anais do ELEM; exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nos Anais do ELEM.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.