Brincando de fazer compras – Relato de uma experiência lúdica na Educação Infantil
Keywords:
Matemática na Educação Infantil. Mercadinho. Ludicidade.Abstract
This work refers to a proposal for a playful activity involving mathematics in Kindergarten from the game of shopping at a grocery store. The activities were developed by a pair of grantees from PIBID (Institutional Scholarship Program for Initiation to Teaching) who worked in the Pre II class, with children from 4 to 5 years old in a CMEI (Center Municipality of Early Childhood Education) of the city of Curitiba/PR. The activity involved the notions maths of count, number and quantity. From a conversation wheel, it was presented to the children a shopping list, which they should follow to buy the items at the grocery store. Was it is possible to notice that they got involved in the game, participating with interest and joy, which provides an opportunity to highlight the possibility of working with mathematics in early childhood education when worked in a playful way and contextualized in the children's universe.
Downloads
References
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2018.
MONTEIRO, Priscila. As crianças e o conhecimento matemático: Experiências de exploração e ampliação de conceitos e relações matemáticas. ANAIS DO I SEMINÁRIO NACIONAL: CURRÍCULO EM MOVIMENTO – Perspectivas Atuais Belo Horizonte, novembro de 2010.
SOMMERHALDER, Aline; ALVES, Fernando Donizete. Jogo e a Educação da Infância muito prazer em aprender. Curitiba-PR: CRV, 2011.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado nos Anais do Encontro de Ludicidade e Educação Matemática, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam nos Anais do ELEM concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nos Anais do ELEM; exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nos Anais do ELEM.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.