Bingo das funções
Palavras-chave:
Bingo das funções. Ensino médio. Função Afim.Resumo
Trata-se de um relato de experiência na área de funções de um subprojeto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – Pibid Matemática UFES. Realizamos a elaboração de uma oficina chamada Bingo das Funções, com o intuito de fixar os conceitos de Domínio, Contradomínio e Imagem por meio de um bingo, além de exercitar a prática da resolução de equações. Aplicamos a oficina em duas turmas de segundo ano do ensino médio em uma escola pública estadual da cidade de Vitória/ES, a fim de reforçarmos o conteúdo de Função Afim, já trabalhado anteriormente pela professora, por meio de um bingo. Esta experiência nos mostrou a importância de aulas interativas, e principalmente na área de funções, um conteúdo pouco compreendido pelos alunos. A maioria dos alunos se interessaram pela aprendizagem através da oficina, e obtiveram participações efetivas no projeto.
Downloads
Referências
CUSTÓDIO, Josiane Menegate. Bingo das funções: uma proposta para o ensino de função. 2021. 72 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Matemática., Universidade Estadual Paulista, Guaratinguetá, 2021. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/235354/custodio_jm_tcc_guara.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 25 fev. 2023.
DA SILVA, L. M. Ludicidade e matemática: um novo olhar para aprendizagem. Revista Psicologia & Saberes, [S. l.], v. 4, n. 5, p. 10–22, 2018. DOI: 10.3333/ps.v4i5.726. Disponível em: https://revistas.cesmac.edu.br/psicologia/article/view/726. Acesso em: 8 set. 2023.
GRANDO, Regina Célia. O conhecimento matemático e o uso de jogos na sala de aula. Tese (Doutorado Em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade De Educação, Campinas - SP, 2000. Disponível em: http://matpraticas.pbworks.com/w/file/fetch/124818583/tese_grando(1).pdf . Acesso em 20 out 2023
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Layza Karen Schaffel Santos, David Malaquias Sales, Jegiane C. Favoreto Mariano, Phillyp de Almeida Brito, Ramon Ananias de Jesus de Andrade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado nos Anais do Encontro de Ludicidade e Educação Matemática, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam nos Anais do ELEM concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nos Anais do ELEM; exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nos Anais do ELEM.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.