Explorando atividades lúdicas para o ensino de geometria a partir de um livro didático

Autores

Palavras-chave:

Ensino de Geometria. Ludicidade. Livro didático. Anos iniciais.

Resumo

O artigo foi estruturado a partir do questionamento sobre como o livro didático pode ser utilizado para o trabalho com a geometria, de maneira que as propostas de ensino sejam desenvolvidas em uma perspectiva lúdica de ensino. Buscando responder essa questão, está sendo desenvolvida uma pesquisa que se propõe a identificar os procedimentos de ensino que podem ser desenvolvidos a partir do que é apresentado em um livro didático, para a realização de processos de ensino-aprendizagem da geometria de forma lúdica. Evidencia-se que mesmo com a utilização de recursos didáticos como os livros, pode-se explorar a ludicidade na geometria nos anos iniciais do ensino fundamental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BROITMAN, Cláudia; ITZCOVICH, Horacio. Geometria nas séries iniciais do ensino fundamental: problemas de seu ensino, problema para seu ensino. In: PANIZZA, M. (org.). Ensinar Matemática na Educação Infantil e séries iniciais: análise e propostas. Porto Alegre, RS: Artmed, 2006. p. 169-188.

DIONIZIO, Fátima Aparecida Queiroz. (2019). Aprendizagem da docência para o ensino de geometria na infância no contexto da formação e da prática pedagógica. (Tese de Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, PR, Brasil.

MARSICO, Maria Teresa. (et. al.). Agora eu sei: Matemática 1º ao 5º ano. 4. Ed. São Paulo: Scipione, 2019.

MORETTI, Vanessa Dias; SOUZA, N. M. M. de. Espaços, formas, grandezas e medidas: conceitos e abordagens. In: ______. Educação Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: princípios e práticas pedagógicas. São Paulo: Cortez, 2015. p. 114-159.

REGO, Teresa Cristina. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. 3ªed. Petrópolis: Vozes, 2000

SANTOS, Santa Marli Pires dos. Org. Brinquedoteca: a criança, o adulto e o lúdico. 3ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

VOLPATO, Gildo. Jogo, brincadeira e brinquedo: usos e significados no contexto escolar e familiar. 2. ed. Criciúma: UNESC. São Paulo: Annablume, 2017.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

WALLE, Jon Van de. A Matemática no ensino fundamental: formação de professores e aplicação em sala de aula. Tradução de Paulo Henrique Colonese. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

Publicado

2021-08-29

Como Citar

Karolyne Beatriz Pereira Pinto, Silmara de Almeida Burnat, Franciele Isabelita Lopes Novak, & Aparecida Queiroz Dionizio, F. (2021). Explorando atividades lúdicas para o ensino de geometria a partir de um livro didático. Encontro De Ludicidade E Educação Matemática, 3(1), e202125. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/elem/article/view/12304