Brincando de fazer compras – Relato de uma experiência lúdica na Educação Infantil
Palavras-chave:
Matemática na Educação Infantil. Mercadinho. Ludicidade.Resumo
Este trabalho se refere a uma proposta de atividade lúdica envolvendo a matemática na Educação Infantil a partir da brincadeira de fazer compras em um mercadinho. As atividades foram desenvolvidas por uma dupla de bolsistas do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) que atuavam na turma de Pré II, com crianças de 4 a 5 anos em um CMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) da cidade de Curitiba/PR. A atividade envolveu as noções matemáticas de contagem, número e quantidade. A partir de uma roda de conversa, foi apresentada às crianças uma lista de compras, a qual elas deveriam seguir para comprar os itens no mercadinho. Foi possível notar que se envolveram na brincadeira, participando com interesse e alegria, o que oportuniza ressaltar a possibilidade de trabalho com a matemática na Educação Infantil quando trabalhada de modo lúdico e contextualizada no universo infantil.
Downloads
Referências
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2018.
MONTEIRO, Priscila. As crianças e o conhecimento matemático: Experiências de exploração e ampliação de conceitos e relações matemáticas. ANAIS DO I SEMINÁRIO NACIONAL: CURRÍCULO EM MOVIMENTO – Perspectivas Atuais Belo Horizonte, novembro de 2010.
SOMMERHALDER, Aline; ALVES, Fernando Donizete. Jogo e a Educação da Infância muito prazer em aprender. Curitiba-PR: CRV, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado nos Anais do Encontro de Ludicidade e Educação Matemática, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam nos Anais do ELEM concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nos Anais do ELEM; exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nos Anais do ELEM.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.