EVASÃO E RETENÇÃO NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA BAHIA NO PERÍODO DE 2010 A 2022
Palavras-chave:
Evasão; RetençãoResumo
Introdução: Desde a implantação de políticas públicas direcionadas à expansão e democratização da Educação Superior com as atividades de projetos como Programa Universidade para Todos (ProUni) e do Fundo de Financiamento ao Estudante de Ensino Superior (Fies), além da política de cotas, emergiu-se em a procura e consequentemente a demanda de novos cursos e vagas nas diferentes instituições de ensino do país, possibilitando assim a ampliação do público universitário nas universidades públicas e privadas (Barros, 2015). Em contrapartida, estudos revelam que no decorrer deste processo de ampliação do acesso ao ensino superior a taxa de evasão vem sendo maior do que a taxa de conclusão (36% e 20% respectivamente, embora a taxa de retenção esteja menor (20%) (Santos, 2023). Barros (2015) aponta que os principais impasses entre que ocasionam na evasão e retenção de estudantes baseiam-se precariedade e na dificuldade deste em manter necessidades básicas como o transporte, moradia estudantil, recursos para a alimentação, assistência médica, bolsas de estudo e pesquisa, dentre outras. Da mesma maneira, o estudo de Santos (2023) aponta que 83% dos estudantes que foram beneficiários de alguns dos programas de assistência estudantil consideram que estes benefícios foram determinantes na permanência destes dentro das universidades e na manutenção de suas matrículas. Os cursos de Licenciatura em Matemática também apresentam dados com taxas relativamente altas de evasão e retenção. Este é um curso composto em média por oito semestres e tem como objetivo formar professores para o ensino de matemática nas grades curriculares do Ensino Fundamental I e II e no Ensino Médio, podendo ainda atuar em grupos de gestão pública e privada que envolvam a administração e gerenciamento de cálculos e estatísticas; na consultoria e na coordenação de grupo de criação, implementação e desenvolvimento de políticas educacionais, concernentes, especificamente, ao ensino de matemática, nos níveis de ensino para os quais será habilitado; poderão atuar também em ocupações que demandem do indivíduo a capacidade de lidar com a linguagem e interpretação de cálculos. Todavia, devido ao contexto de ser esta pesquisa realizada por integrantes de um grupo de pesquisa ainda em desenvolvimento, esta pesquisa apresenta resultados parciais e preliminares de investigação de Iniciação Científica apoiada pelo PICIN/UNEB por meio do edital nº 019/2023. Objetivo: Analisar os indicadores de evasão e retenção dos cursos de Licenciatura em Matemática das instituições da Bahia no período de 2010 a 2022, comparando os resultados entre cursos de instituições privadas, federais e estaduais entre si. Metodologia: Foi inicialmente elaborada uma atualização da revisão de literatura constante no presente projeto, por meio da pesquisa em artigos de periódicos que tratam especificamente sobre o tema de evasão e retenção no ensino superior. Essa literatura identificada será utilizada para definir os conceitos de evasão e retenção para o contexto do ensino superior brasileiro, em especial para os cursos de Licenciatura em Matemática da Bahia, tentando comparar cursos privados, federais e estaduais entre si. Ainda com base na literatura identificada será verificada a existência de dados (públicos e disponíveis on-line) necessários para o cálculo dos indicadores de evasão dos referidos cursos no período de 2010 a 2022. Assim, a partir da identificação dos dados públicos disponíveis, serão definidas as variáveis e as estratégias específicas para a operacionalização do cálculo dos indicadores de evasão e dos indicadores de retenção pretendidos. Seguindo as estratégias definidas anteriormente, os dados foram coletados e organizados para, então, serem calculados os indicadores. Essa etapa foi realizada acessando os bancos de dados públicos do INEP e E-MEC e realizando os cálculos por meio de software estatístico R (R Development Core Team, 2023) . Por fim, após calcular os indicadores para cada curso para os anos do período de 2010 a 2022, os resultados foram organizados, analisados e apresentados textualmente com o auxílio de tabelas e gráficos utilizando software de edição de texto e planilha eletrônico da suíte Libre Office (Libre Office, 2023). Resultados: De acordo com o Sistema de Regulação do Ensino Superior (E-Mec), o estado da Bahia conta em atividade com 45 Cursos de Licenciatura em Matemática na modalidade presencial e 63 cursos na modalidade à distância, totalizando 108 Cursos de Licenciatura em Matemática capazes de ofertar em média 170.929 vagas, sendo 43 deste em instituições públicas de ensino, sendo que nas instituições públicas apenas 16,28% dos cursos são ofertados na modalidade à distância, enquanto nas instituições privadas 86,15% destes cursos são ofertados na modalidade à distância. Importante ressaltar a influência das instituições privadas de ensino e de sua capacidade em ampliar vagas pela possibilidade de ofertar cursos à distância, pois estes representam 97,79% dos Cursos de Licenciatura em Matemática disponíveis no estado da Bahia, sendo a modalidade presencial a que a apresenta a menor taxa de oferta de vagas. Como exemplo, na Universidade do Estado da Bahia existem somente seis cursos atualmente ofertados nos campi de Alagoinhas, Barreiras, Caetité, Paulo Afonso, Senhor do Bonfim e Teixeira de Freitas.
Gráfico 1 - Evolução das matrículas por tipo de vínculo (ingressante, concluinte e demais) e por tipo de instituição (federal, privada, estadual e UNEB), indicador de evasão e indicador de retenção dos cursos de Licenciatura em Matemática da Bahia para cada ano do período de 2010 a 2022
Fonte: Censo da Educação Superior (INEP, 2022).
Conclusão: Apesar da grande influência das instituições privadas de ensino e de sua capacidade de ofertar vagas para ensino à distância, ainda assim há procura pela pouca porcentagem de vagas ofertadas na modalidade presencial de ensino nas instituições públicas de ensino. No entanto, as instituições públicas de ensino e com modalidade presencial, em especial as IES federais, apresentam maior índice de evasão e retenção dos alunos matriculados, demonstrando assim a necessidade de planejamento e organização do poder público na aplicação e distribuição de políticas assistenciais aos estudantes de graduação em Licenciatura em Matemática destas instituição, seja alocando recursos a estas instituições ou promovendo programas de incentivo à permanência estudantil.
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Referências
BARROS, A. S. X. Expansão da educação superior no Brasil: limites e possibilidades. Educ. Soc., Campinas, v. 36, nº. 131, p. 361-390, abr.-jun., 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/NGJT56LBxz9VCDCp7gr86Tf/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 19 nov. 2023.
INEP. Microdados. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/microdados . Acesso em: 11 abr. 2023.
LIBRE OFFICE. Software. Disponível em: https://pt-br.libreoffice.org/ . Acesso em: 11 abr. 2023.
R DEVELOPMENT CORE TEAM. R: A language and environment for statistical computing. R Foundation for
Statistical Computing, Vienna, Austria. Disponível em: http://www.R-project.org . Acesso em: 11 abr. 2023.
SANTOS, Daniel Dias dos. Retenção e evasão na educação superior: o caso do curso de engenharia civil da Universidade Federal da Paraíba. 2023. (Dissertação - Mestrando em Políticas Públicas) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 28 de fev. 2023. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26939. Acesso em: 15 de nov. 2023
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