EVASÃO E RETENÇÃO NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM LETRAS – LÍNGUA INGLESA E LITERATURAS DA BAHIA NO PERÍODO DE 2010 A 2022

Autori

  • ALINE LIMA CASTRO DOS ANJOS UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
  • Carlos Joaquim Garcia Bueno UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
  • Marcelo Santos Passos UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
  • Ariel Gustavo Letti UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA

Parole chiave:

EVASÃO, RETENÇÃO, LICENCIATURA EM LINGUA INGLESA

Abstract

 

Introdução: É notável o aumento da demanda no ensino superior graças às políticas públicas direcionadas à expansão e democratização da Educação Superior como Programa Universidade para Todos (ProUni) e do Fundo de Financiamento ao Estudante de Ensino Superior (Fies), ampliação de vagas na Rede Federal, estímulo à modalidade a distância, as políticas de cotas (Barros, 2015). Apesar disso, um estudo revelou que a taxa de evasão está maior do que a taxa de conclusão (36% e 20% respectivamente, embora a taxa de retenção esteja menor (20%) (Santos, 2023). Os cursos de Letras, Língua Inglesa e Literaturas também apresentam dados taxas relativamente altas de evasão e retenção. Este é um curso composto geralmente por oito semestres e tem como objetivo formar professores para atuarem no Ensino Fundamental I e II e no Ensino Médio. Eles podem ainda atuar em trabalhos de redação em jornais, revistas, em setores de redação, em grupos de gestão pública e privada; em trabalho de tradução e/ou revisão de textos para periódicos, revistas, editoras e congêneres; na consultoria e na coordenação de grupo de criação, implementação e desenvolvimento de políticas educacionais, concernentes, especificamente, ao ensino de língua materna e de literatura de língua portuguesa, nos níveis de ensino para os quais será habilitado; poderão atuar também em ocupações que demandem do indivíduo a capacidade de lidar com a linguagem, especificamente com as línguas naturais e suas especificidades, quer as considerem apenas enquanto meio de comunicação, quer as entendam como constitutivas da subjetividade. O curso de Letras, Língua Inglesa e Literaturas do Campus IV da UNEB ainda promove atividades de extensão que envolvem professores, alunos e funcionários e priorizam as ações de impacto social no âmbito da comunidade. Neste sentido, essa pesquisa apresenta resultados parciais de evasão e retenção nos cursos de Licenciatura em Letras, Língua Inglesa e Literaturas da Bahia no período de 2010 a 2022 como resultados preliminares de investigação de Iniciação Científica apoiada pelo PICIN/UNEB por meio do edital n. 019/2023. Objetivo: Analisar os indicadores de evasão e retenção dos cursos de Licenciatura em Letras – Língua Inglesa e Literaturas da Bahia no período de 2010 a 2022, comparando os resultados entre cursos privados, públicos, federais e estaduais entre si. Metodologia: Foi inicialmente elaborada uma atualização da revisão de literatura constante no presente projeto, por meio da pesquisa em artigos de periódicos que tratam especificamente sobre o tema de evasão e retenção no ensino superior. Essa literatura identificada foi utilizada para definir os conceitos de evasão e retenção para o contexto do ensino superior brasileiro, em especial para os cursos de Licenciatura em Letras, Língua Inglesa e Literaturas da Bahia, tentando comparar cursos privados, federais e estaduais entre si. Ainda com base na literatura identificada foi verificada a existência de dados (públicos e disponíveis on-line) necessários para o cálculo dos indicadores de evasão dos referidos cursos no período de 2010 a 2022. Assim, a partir da identificação dos dados públicos disponíveis, foram definidas as variáveis e as estratégias específicas para a operacionalização do cálculo dos indicadores de evasão e dos indicadores de retenção pretendidos. Seguindo as estratégias definidas anteriormente, os dados foram coletados e organizados para, então, serem calculados os indicadores. Essa etapa foi realizada acessando os bancos de dados públicos disponíveis pelo INEP e realizando os cálculos por meio de software estatístico R (livre, gratuito e colaborativo) (R Development Core Team, 2023). Por fim, após calcular os indicadores para cada curso para os anos do período de 2010 a 2022, os resultados foram organizados em formato de gráfico para melhor visualização dos resultados parciais. Isso foi feito também textualmente com o auxílio de tabelas e gráficos utilizando software de edição de texto e planilha eletrônico da suíte Libre Office (livre, gratuito e colaborativo) (Libre Office, 2023). Resultados: A UNEB oferta o Curso de Licencitura em Leras, Língua Inglesa e Literatruras nos campi de Alagoinhas, Caetité, Conceição do Coité, Jacobina, Salvador, Santo Antônio de Jesus, Seabra e Teixeira de Freitas. Pode-se observar nos gráficos a seguir os seguintes resultados parciais relacionados às taxas de evasão e retenção dos cursos de Língua Inglesa e Literaturas da Bahia:

 

 

Figura 1 - Evolução das matrículas por tipo de vínculo (ingressante, concluinte e demais) e por tipo de instituição (federal, privada, estadual e UNEB), indicador de evasão e indicador de retenção dos cursos de Licenciatura em Letras Língua Inglesa e Literaturas da Bahia para cada ano do período de 2010 a 2022 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Censo da Educação Superior (INEP, 2022). 

 

 Nota-se que o número de concluintes é menor do que os demais grupos, o que pode estar relacionado com algumas razões como causas da evasão falta de interesse por certas disciplinas ou até mesmo pelo curso, falta de adaptação e descontentamento pelo curso escolhido. Foram identificadas também como causas de retenção horário integral do curso (quando o caso), desvalorização e falta de perspectiva para a profissão, assim como o atraso causado pela pandemia do COVID-19 (Santos, 2023). Conclusão: Como pode-se perceber através dos gráficos, os resultados preliminares apontam para baixas taxas de conclusão e maiores taxas de retenção e evasão. Estudos mais aprofundados poderão ampliar a as motivações dessas taxas.  

 

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Riferimenti bibliografici

BARROS, A. S. X. Expansão da educação superior no Brasil: limites e possibilidades. Educ. Soc., Campinas, v. 36, nº. 131, p. 361-390, abr.-jun., 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/NGJT56LBxz9VCDCp7gr86Tf/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 19 nov. 2023.

LIBRE OFFICE. Software. Disponível em: https://pt-br.libreoffice.org/ . Acesso em: 11 abr. 2023.

R DEVELOPMENT CORE TEAM. R: A language and environment for statistical computing. R Foundation for

Statistical Computing, Vienna, Austria. Disponível em: http://www.R-project.org . Acesso em: 11 abr. 2023.

INEP. Microdados. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/microdados. Acesso em: 11 abr. 2023

Pubblicato

2024-04-29

Come citare

LIMA CASTRO DOS ANJOS, A., Garcia Bueno , C. J., Santos Passos , M., & Gustavo Letti, A. (2024). EVASÃO E RETENÇÃO NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM LETRAS – LÍNGUA INGLESA E LITERATURAS DA BAHIA NO PERÍODO DE 2010 A 2022 . Encontro De Discentes Pesquisadores E Extensionistas, 2(1). Recuperato da https://revistas.uneb.br/index.php/edpe/article/view/19150