Estatística 'prá quê'? Subsidiando informações para o acompanhamento dos Planos Municipais Educação do território de identidade do Piemonte Norte do Itapicuru
Palabras clave:
Estatística, Educação, PNE, Ciência de Dados, Administração Pública, Gestão Pública MunicipalResumen
Considerando que “Extensão Universitária: é um processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político que
promove a interação transformadora entre Universidade e outros setores da sociedade, sob o princípio constitucional
da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão” (FORPROEX, 2012, p. 15). Este projeto se propõe a
estimular os discentes monitores a desenvolverem suas habilidades e conhecimentos de Estatística, para além do já
desenvolvido nas aulas de graduação. Tal desenvolvimento e habilidades se dará ainda com objetivo de contribuir
com a gestão pública municipal na área das políticas educacionais, em específico subsidiando informações sobre
indicadores educacionais para as equipes de acompanhamento e avaliação dos Planos Municipais de Educação.
Desta forma os discentes poderão desenvolver, além da consciência cidadã, suas habilidades em coleta,
organização, apresentação e análise de dados de forma a também contribuir com a comunidade de pertencimento da
UNEB, qual seja, do território de identidade Piemonte Norte do Itapicuru.
Descargas
Citas
MACIEJEWSKI, M. To do more, better, faster and more cheaply: using big data in public administration. International Review of Administrative Sciences, v. 83, n. 1 suppl, p. 120–135, 9 jul. 2016.
SORENSEN, L. C. “Big Data” in Educational Administration: An Application for Predicting School Dropout Risk. Educational Administration Quarterly, v. 55, n. 3, p. 404–446, 27 set. 2018.
GLANCY, A. W. et al. Students’ Successes and Challenges Applying Data Analysis and Measurement Skills in a Fifth-Grade Integrated STEM Unit. Journal of Pre-College Engineering Education Research (J-PEER), v. 7, n. 1, 24 jun. 2017.
TIPPMANN, S. Programming tools: Adventures with R. Nature News, v. 517, n. 7532, p. 109, 1 jan. 2015.
BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Brasil: Câmara Legislativa, 2014. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: 29 ago. 2022.
IBGE. Divulgação mensal. IBGE. 2022 Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/trabalho/9171-pesquisa-nacional-por-amostra-de-domicilios-continua-mensal.html?=&t=downloads. Acesso em: 20 out. 2022.
R DEVELOPMENT CORE TEAM. R: A language and environment for statistical computing. R Foundation for Statistical Computing, Vienna, Austria. Disponível em: http://www.R-project.org . Acesso em: 20 out. 2022.