O JOGO DE XADREZ E SUA RELEVÂNCIA PEDAGÓGICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autori

  • Adriana Soely André de Souza Melo PPGEcoH
  • Sérgio Luiz Malta de Azevedo UFPE
  • Rogério de Melo Grillo UNICAM
  • Carlos Alberto Batista dos Santos PPGEcoH / UNEB

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenode.11524080

Parole chiave:

Ensino e aprendizagem, Xadrez pedagógico, Ludicidade, Gamificação

Abstract

O presente artigo busca fazer uma revisão de literatura acerca do Jogo de Xadrez, ressaltando sua relevância nos âmbitos
intelectual, social e cognitivo. Busca-se, portanto, destacar a história deste jogo milenar, o “jogo dos jogos”, conforme
fundamenta os autores Silva (2011), Rezende (2002)Santos (2015), entre outros mencionados no decorrer do trabalho, e
assim, dar os primeiros passos, no que tange a historiografia do xadrez até o recente Xadrez Pedagógico.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Adriana Soely André de Souza Melo, PPGEcoH

Doutoranda em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental (UNEB)

Sérgio Luiz Malta de Azevedo, UFPE

Doutor em Geografia pela UFPE

Rogério de Melo Grillo, UNICAM

Doutor em Educação Física - UNICAMP Santa Catarina - SC

Carlos Alberto Batista dos Santos, PPGEcoH / UNEB

Doutor em Etnobiologia e Conservação da Natureza (|UFRPE).

Riferimenti bibliografici

ANDRADE, Leandro Santos; SANTOS OLIVEIRA, Diego dos. A importância do xadrez como ferramenta pedagógica nas aulas de educação física escolar. Itaporanga, p. 1, 2014.

ARAÚJO, A. A. O xadrez como atividade lúdica na escola: uma possibilidade de utilização do jogo como instrumento pedagógico no processo ensino aprendizagem. 2019. Disponível em: <http://www.fsba.edu.br/semanaacademica2006/ TEXTOS/ANDRE%20DE%20ALMEI%20DA%20ARAUJO.pdf>.

BIBLIOTHEEK, Koninklijke. The Hague. 2009. Disponível em: <https://www.cerl.org/resources/hpb/ content/koninklijke_bibliotheek_the_hague>.

CPL. Report to the Community. 2019. Disponível em: <https://cpl.org>.

D’LUCIA, Ricardo Santana et al. O ensino de xadrez como ferramenta no processo de aprendizado infantil. Revista Ciência em extensão, v. 3, p. 95, 2007.

DOUBEC, Josef. Xadrez para principiantes. 11. ed.: Ediouro Publicações S/A, 1982.

FARDO, Marcelo Luís. A Gamificação como Estratégia Pedagógica: Estudo de Elementos dos Games Aplicados em Processos de Ensino e Aprendizagem. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2013.

GARDNER, Howard. Inteligências Múltiplas: a Teoria na Prática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

GARRIDO, Ferran Garcia. Educando Desde El Ajedrez. Barcelona: Pai da Tribo, 2000.

INTELIGÊNCIA e xadrez; como educar as pessoas através também do xadrex. 2018. Disponível em: <http://jornaldosudoeste.com.br/noticia.php? codigo=3264&src=sdkpreparse>.

MACGONIGAL, Jane. Why I Love Bees, or a Massively-scaled lucid Worldview. The Art, Technology, and Culture Colloquium, p. 86, 2013.

MELO, Adriana Soely André Souza; SANTOS, Agnaldo Melo; MELO, Henrique André Souza. A educação ambiental nas aulas de xadrez: técnicas de papietagem como estratégias de sustentabilidade. Revista Contexto, p. 102–104, 2013.

MELO, Adriana Soely André Souza; SANTOS, Maria Isabel Queiróz; JÚNIOR, João Ferreira Lins et al. A importância da libras para a inclusão dos surdos no mundo enxadrístico. In: CONGRESSO BRASILEIRO SAÚDE EM LIBRAS, 2018, Juazeiro. Anais do I Congresso Brasileiro Saúde em Libras. Juazeiro: UNIVASF, 2018.

PERES, Gérson. É possível estudar o meio-jogo no xadrez? 2019. Disponível em: <http://www.jornaldosudoeste.com.br/noticia. php?codigo=203447>.

REZENDE, Sylvio. Xadrez na escola: uma abordagem didática para principiantes. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna Ltda, 2002.

REZENDE, Sylvio. Xadrez pré-escolar: uma abordagem pedagógica. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna Ltda, 2005.

SÁ, Antônio Villar Marques. O Xadrez e a educação: experiências nas escolas primárias e secundárias da França. Rio de Janeiro, 2007.

SANTOS, Agnaldo Melo; MELO, Adriana Soely André Souza. Os Benefícios do Xadrez como Ferramenta Pedagógica Complementar no Processo de Ensino Aprendizagem do Centro Educacional Vivência. Revista Educação, v. 8, p. 63–69, 2015.

SILVA, Wilson. Xadrez para todos. Curitiba: Bolsa do Livro, 2011.

TAHAN, Malba. O homem que Calculava. Rio de Janeiro: Tecnoprint, 1968.

VICTORIA, State Library of. Anderson Chess Collection. 2019. Disponível em: <https://www.slv.vic.gov.au/>

##submission.downloads##

Pubblicato

2021-12-30

Come citare

ANDRÉ DE SOUZA MELO, A. S.; MALTA DE AZEVEDO, S. L.; DE MELO GRILLO, R.; BATISTA DOS SANTOS, C. A. O JOGO DE XADREZ E SUA RELEVÂNCIA PEDAGÓGICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Ecologias Humanas, [S. l.], v. 7, n. 8, p. 57–62, 2021. DOI: 10.5281/zenode.11524080. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/ecohum/article/view/20411. Acesso em: 23 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Artigos