OS CIGANOS CALONS NA REGIÃO NORDESTE: UM ESTUDO SOBRE AS DEMANDAS POR ACESSO AOS DIREITOS

Autori

  • Marciana Ferreira Bento UFCG
  • Mércia Rejane Rangel Batista UFCG

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.11522745

Parole chiave:

Grupos Étnicos, Ciganos, Demandas por Direito

Abstract

O artigo apresenta o resultado da pesquisa realizada no âmbito do Projeto PIBIC com financiamento do CNPq (Edital 2016) cujo objetivo foi o de mapear e refletir sobre os processos que mostrassem as demandas por direitos reinvidicadas pelos grupos ciganos que percorrem a região Nordeste do Brasil. Esse processo evidenciou os ciganos estão se pensando enquanto sujeitos de direitos e de que modo as mudanças nos arranjos do Estado repercutem nas ações desenvolvidas por estas comunidades. O nosso marco temporal inicia-se na década de 1990, considerando, especialmente, os processos que se instauraram a partir da promulgação da Constituição Federal de 1988. Para tanto localizamos as demandas que se configuram não só no âmbito dos órgãos públicos (nos três níveis: municipal, estadual e federal), como também o que está se fazendo visível nos meios de comunicação. Destaca-se como resultado: 1) a pouca presença de demandas dos ciganos juntos aos órgãos públicos que se propõem a representá-los e defendê-los, como também 2) a repetição dos problemas que são levados ao conhecimento dos referidos órgãos – discriminação, preconceito, desemprego, acesso precário aos serviços de saúde – e que parecem ainda se eternizar.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Marciana Ferreira Bento, UFCG

Mestra em Ciências Sociais, UFCG, Campina Grande, PB

Mércia Rejane Rangel Batista, UFCG

Doutora, Profª do PPGCS e UACS, UFCG, Campina Grande, PB

Riferimenti bibliografici

BACHELARD, G. A Dialética da Duração. São Paulo: Ática. 1994.

BARTH, F. Grupos Étnicos e suas Fronteiras. In: POUTGNAT, P & FENART-

STREIFF, J. Teorias da Etnicidade. São Paulo: Difel, 1998.

BORGES, Isabel C. M. M. Cidades de Portas Fechadas: a intolerância contra os ciganos na organização urbana na primeira República. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Juiz de Fora. Programa de Pós-Graduação em História, Juiz Fe Fora, 2007.

BATISTA, M et alii. O papel de um jornal paraibano na construção da imagem dos ciganos. Ariús Revista de Ciências Humanas e Artes. V. 19, n. 2 (jul./dez. 2013). Campina Grande: EDUFCG, 2013.

CAMILO, Anaíra Souto. "Andarilhos no meio do mundo": os diferentes caminhos trilhados pelos ciganos e o desafio de se estar em Patos. Monografia bacharelado em Antropologia. Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, 2010.

CAMPOS, Cláudia Camargo de. Ciganos e suas Tradições. São Paulo: Madras, 1999.

CHINA, José d'Oliveira. Os Ciganos do Brasil. Revista do Museu Paulista, Tomo XXI, São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 1936.

COSTA, Cristina da. Os Ciganos Continuam na Estrada. Revista da Cultura Vozes, nº. 84, jul./ag., 1990.

CUNHA, Jamilly Rodrigues da.: GOLDFARB, Mª Patrícia L: BATISTA, Mércia R. R. Processos Associativistas entre os ciganos: discutindo o projeto político de uma família cigana em Condado-PB, En: 29ª Reunião Brasileira de Antropologia, 2014.

CUNHA, Manuela Carneiro da. Antropologia do Brasil: mito, história, etnicidade. São Paulo: EDUSP, 1986.

FERRAZ, Florencia. O Mundo passa. Uma etnografia dos Calon e suas relações com os brasileiros. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Departamento de Antropologia Social. São Paulo: 2010.

FONSECA, Isabel. Enterre-me em pé: os ciganos e sua jornada. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. GASPAR, Lúcia. Ciganos no Brasil. Pesquisa Escolar Online. Fundação Joaquim Nabuco. Recife. Disponível em http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar Acessado em 1º de junho de 2014.

GOFFMAN, E. O estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. Rio de Janeiro: Guanabara/Koogan, 1988.

GOLDFARB, Mª Patrícia L. et alli. Reconhecimento e vivência da fronteira étnica entre ciganos/não ciganos. Analisando as cidades de Mamanguape e Juazeirinho/PB. Ariús Revista de Ciências Humanas e Artes. V. 19, n. 2 (jul./dez. 2013). Campina Grande: EDUFCG, 2013.

GOLDFARB, Mª Patrícia L. Memória e etnicidade entre os ciganos Calon em Sousa-PB. João Pessoa: Editora da UFPB, 2013.

GOLDFARB, Mª Patrícia L. O Tempo de Atrás: um estudo da construção da identidade cigana em Sousa-PB. Universidade Federal da Paraíba. Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes. Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Tese de Doutorado. João Pessoa, agosto de 2004.

GOLDFARB, Mª Patrícia L. Os Ciganos. Galante, Fundação Helio Galvão, nº 02, Vol. 03, Natal, Setembro de 2003.

HALBWACHS, M. A Memória Coletiva. São Paulo: Vértice, Ed. Dos Tribunais, 1990.

HOBSBAWN, E & RANGER, T. A Invenção das Tradições. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984.

IVATS, A. Os Ciganos no Mundo Moderno: da escola do caminho ao caminho da escola. Correio da Unesco, ano 3, nº. 1, Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1975.

LOCATELLI, Moacir A. O Ocaso de uma Cultura. Veritas, 25 (100), dez. 1980.

LOPES, José Sérgio Leite. Condições de Vida das Camadas Populares. Rio de Janeiro: Zahar, 1987.

MACHADO, José Pais. Vida Cotidiana: enigmas e revelações. São Paulo: Cortez, 2003.

MARTINEZ, Nicole. Os Ciganos. São Paulo: Papirus, 1989.]

MEDEIROS, J e BATISTA, M. Nomadismo e Diáspora: sugestões para se estudar os ciganos. Revista Anthropológicas, [S.l.], v. 26, n. 1 (2015).

MOONEN, Frans. A História Esquecida dos Ciganos no Brasil. Saeculum Revista de História, nº 02, João Pessoa, jul/dez, 1996.

MOONEN, Frans. Ciganos Calon no Sertão da Paraíba. João Pessoa, MCS/UFPB, Cadernos de Ciências Sociais, nº. 32, 1994.

MORAES FILHO, Melo. Os Ciganos no Brasil e o Cancioneiro dos Ciganos. Belo Horizonte: Itatiaia, 1981.

NASCIMENTO, Caroline Leal Dantas do. Ciganos em Patos-PB: o desafio atravessado por geração e gênero. (monografia). Bacharelado em Antropologia. Universidade Federal de Campina Grande, 2013.

OKLEY, J. M. The Traveller-Gypsies. Cambridge: Cambridge University Press, 1983. POUTIGNAT, P. e FENART-STREIFF, J. Teorias da Etnicidade. Seguido de Grupos Étnicos e Suas Fronteiras de Fredrik Barth. São Paulo: UNESP, 1998.

OLIVEIRA, J. P. Uma etnologia dos "índios misturados"? Situação colonial, territorialização e fluxos culturais. Revista Mana, v. 4, n°. 1, 1998.

SANTOS, Miriam S. dos. O Pesadelo da Amnésia Coletiva. Um estudo sobre os conceitos de memória, tradição e traços do passado. Revista Brasileira de Ciências Sociais, nº. 23, 1993.

SOUSA, M. Ciganos Roma e Gypsies: projeto identitário e codificação política no Brasil e Canadá. Tese de Doutorado. Niterói. 2013.

SEYFERTH, Giralda. Etnicidade e Cidadania: Algumas Considerações Sobre as Bases Étnicas da Mobilização Política. Boletim do Museu Nacional. Nova Série, Antropologia Nº. 42, Rio de Janeiro, 20 de Outubro de 1983.

SULPINO, Maria Patrícia Lopes. Ser Viajor, Ser Morador: Uma análise da construção da identidade cigana em Sousa-PB. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de PósGraduação em Antropologia Social, Alegre, 1999, Dissertação Mestrado.

TEIXEIRA, Rodrigo. C. História dos Ciganos no Brasil. Disponível em http://www.dhnet. org.br/direitos/sos/ciganos/a_pdf/rct_historiaciganosbrasil2008.pdf. Acessado em 21/05/2016.

THOMPSON, P. A Voz do Passado. História Oral. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992. VAUX DE FOLETIER. O Mundo como Pátria. In: O Correio da Unesco, nº. 12, Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1984.

WEBER, Max. Economia e Sociedade: fundamentos da sociologia compreensiva. Brasília: Ed. Da UnB, 1994. [1ª edição 1922].

Endereços eletrônicos

BRASIL. Ministério Público Federal. Acessado em: 2017. Disponível em: http://www.mpf.mp.br/

MINISTÉRIO Público do Estado do Sergipe. Acessado em: 2017. Disponível em:

http://www.mpse.mp.br/.

MINISTÉRIO Público do Estado da Paraíba. Acessado em: 2017. Disponível em: http://www.mppb.mp.br/.

MINISTÉRIO Público do Estado da Bahia. Acessado em: 2017. Disponível em: http://www.mp.ba.gov.br/.

MINISTÉRIO Público do Estado de Pernambuco. Acessado em: 2017. Disponível em: http://www.mp.pe.gov.br/mppe/.

MINISTÉRIO Público do Estado de Alagoas. Acessado em: 2017. Disponível em: http://www.mpal.mp.br/.

MINISTÉRIO Público do Estado Do Rio Grande do Norte. Acessado em: 2017. Disponível em: http://www.mprn.mp.br/.

MINISTÉRIO Público do Estado de Maranhão. Acessado em: 2017. Disponível em: http://www.mpma.mp.br/.

MINISTÉRIO Público do Estado de Piauí. Acessado em: 2017. Disponível em: http://www.mppi.mp.br/.

MINISTÉRIO Público Federal. 6ª Câmara de Coordenação e Revisão. Acessado em: 2017. Disponível em: http://www.mpf.mp.br/atuacao-tematica/ccr6.

##submission.downloads##

Pubblicato

2022-12-30

Come citare

FERREIRA BENTO, M.; RANGEL BATISTA, M. R. OS CIGANOS CALONS NA REGIÃO NORDESTE: UM ESTUDO SOBRE AS DEMANDAS POR ACESSO AOS DIREITOS. Revista Ecologias Humanas, [S. l.], v. 8, n. 9, p. 51–69, 2022. DOI: 10.5281/zenodo.11522745. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/ecohum/article/view/20381. Acesso em: 23 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Artigos