Vol. 10 Núm. 11 (2024): Ecologias Humanas
A Revista “Ecologias Humanas”, da Sociedade Brasileira de Ecologia Humana – SABEH, tem publicação semestral e submissão com fluxo contínuo. Nesta edição, Volume 10, Nº 11, apresenta uma miríade de conhecimentos vinculados às reflexões pretéritas e atuais seja, como campo de saber, caracterizado por delineamentos ambientais multitemáticos e multiescalares; seja pela riqueza epistemológica, pela práxis da Ecologia Humana e o fértil diálogo com que se entrelaçam diversas concepções de conhecimentos contidos nos saberes aqui compartilhados.
Inicia-se esta coletânea pelo protagonismo das mulheres serranas cujos espaços vividos se vinculam às concepções Ecofeministas, como prática e como protagonismo político. Em seguida, observa-se um conjunto de debates relacionados a abordagens físico-naturais, visando demonstrar o monitoramento de chuvas para o semiárido nordestino. Ainda nessa esteira, delineia-se, em perspectiva etnoecologica e de ancestralidade, o relato da produção de óleos essenciais numa perspectiva de afirmação das práticas ancestrais principalmente a “divindades como Orixas, Inkisis e Caboclos”.
Também é encontrada nesse número, uma explanação que muito contribui para compreensão dos saberes do Território Quilombola “de Brejão dos Negros, localizado na cidade de Brejo Grande em Sergipe”. Caminhando na seara das perspectivas identitárias e da importância do Ecopertecimento, encontramos uma contribuição nas análises das letras musicais cantadas por Luiz Gonzaga.
Seguindo a rota textual, sublinha-se os tempos e contratempos de usos da Cannabis, ressaltando, principalmente, “aspectos de conhecimentos milenares inerentes às óticas que divergem e se confrontam com concepções mais recentes” desse debate. Finalizando esta seleta, na sessão de resenhas o leitor encontrará uma tradução das ideias do célebre antropólogo Franz Boas (1858, Alemanha - 1942, EUA) que se constitui em uma importante contribuição epistemológica para a ecologia Humana.
Diante do exposto, convidamos a todos e todas para aproveitarem o conteúdo e desejamos uma excelente leitura.
Editores da Revista Ecologia Humanas da SABEH