A EMERGÊNCIA CLIMÁTICA HOJE: COMO ESTAMOS E PARA ONDE VAMOS EM CENÁRIOS MULTIRRISCOS E DE APROFUNDAMENTO DAS VULNERABILIDADES

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5281/Zenodo.13719357

Palabras clave:

Projeto Multirrisco

Resumen

O Seminário Internacional Multirrisco, realizado nos dias 10, 11 e 12 de abril de 2024, no auditório do Instituto Ágora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), buscou divulgar e qualificar o debate sobre cenários de múltiplos riscos e múltiplas ameaças no contexto das mudanças climáticas, que se materializam em desastres das mais várias formas e intensidades, frequentemente se sobrepondo e amplificando as perdas e danos. A programação principal organizou-se em torno de três conferências de renomados pesquisadores da Europa e América Latina. Os temas envolveram multirriscos no contexto das mudanças climáticas e das vulnerabilidades socioambientais, mapeamentos participativos e/ou cartografia social, monitoramento e alerta de riscos múltiplos, comunicação de riscos e mobilização social, e metodologias para aprimorar a gestão de riscos e desastres. omo os cenários multirriscos estão sendo entendidos e conceitualizados? Quais proposições metodológicas de estudo estão possibilitando esse diagnóstico? Quais possibilidades essa abordagem traz para o enfrentamento em torno de uma ação preventiva e antecipatória? Essas foram algumas das questões que permearam as conferências, sendo ainda exploratórias no campo acadêmico e nas políticas globais e nacionais de adaptação às mudanças climáticas. Fundamental para aprimorar a produção de conhecimento técnicocientífico, qualificar a gestão pública e avançar na resiliência frente às ameaças, esse tripé orienta os trabalhos do Projeto “Aprimoramento da gestão local de riscos ambientais-urbanos para cenários multirrisco frente a emergência climática: instrumentos inovadores e participação social”, que teve como uma de suas etapas de trabalho a realização desse evento

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Samia Nascimento Sulaiman, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Coordenadora do Projeto Multirrisco (UFRN/UFABC/Cemaden).

Lutiane Queiroz de Almeida, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Coordenador do Projeto Multirrisco (UFRN/UFABC/Cemaden)

Fernando Rocha Nogueira, Universidade Federal do ABC

Coordenador do Projeto Multirrisco (UFRN/UFABC/Cemaden).

Silvia Midori Saito , Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden)

Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), coordenadora do Projeto Multirrisco (UFRN/UFABC/Cemaden)

Francisca Leiliane Sousa de Oliveira, Universidade Federal do ABC

Pós doutoranda em Planejamento e Gestão do Território pela Universidade Federal do ABC (UFAB), Bolsista CAPES PEPEEC/BRASIL.

Citas

COATES, R. Conferência: DESAFIOS NO DESENVOLVIMENTO DE ABORDAGENS MULTIRRISCO NA ESCALA LOCAL, proferida no Seminário Internacional Multirrisco, no dia 11 de abril de 2024. Natal, RN.

GLADE, T. Conferência: DESAFIOS METODOLÓGICOS DAS ABORDAGENS MULTIRRISCO E MULTIAMEAÇA, proferida no Seminário Internacional Multirrisco, no dia 10 de abril de 2024. Natal, RN.

MARTÍNEZ, C. Conferência: MAPEAMENTO MULTIRISCO E MUDANÇAS CLIMÁTICAS NA ZONA COSTEIRA, proferida no Seminário Internacional Multirrisco, no dia 10 de abril de 2024. Natal, RN.

OLIVEIRA, F. L. S.; SALES, C. B.; BRITO, A. G. M.; LOOSE, E. B.; SULAIMAN, S. N.; ALMEIDA, L. Q.; NOGUEIRA, F. R. (2023). Cenários multirrisco: uma iniciativa de pesquisa participativa no contexto da emergência climática. arq.Urb, (38), 42–55. https://doi.org/10.37916/arq.urb.vi38.681.

Publicado

2024-10-01

Cómo citar

NASCIMENTO SULAIMAN, S.; QUEIROZ DE ALMEIDA, L.; ROCHA NOGUEIRA, F.; MIDORI SAITO , S.; SOUSA DE OLIVEIRA, F. L. A EMERGÊNCIA CLIMÁTICA HOJE: COMO ESTAMOS E PARA ONDE VAMOS EM CENÁRIOS MULTIRRISCOS E DE APROFUNDAMENTO DAS VULNERABILIDADES. Revista Ecologias Humanas, [S. l.], v. 10, n. 12, p. 1–8, 2024. DOI: 10.5281/Zenodo.13719357. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/ecohum/article/view/21816. Acesso em: 18 oct. 2024.