A IMAGEM COMO PRODUTORA DE SENTIDOS E A TEMÁTICA AMBIENTAL EM UM DIA UM RIO DE LÉO CUNHA E ANDRÉ NEVES

Authors

  • Maria Joice Araújo Batista UFRPE/UAST
  • Maria do Socorro Pereira de Almeida UFRPE

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.11523041

Keywords:

Literatura infantil, Ilustração, Meio ambiente

Abstract

O trabalho analisa e discute a importância das ilustrações contidas na literatura infantil e aborda a respeito da temática ambiental tratada na obra Um dia, um rio, do escritor Léo Cunha e ilustrada por André Neves. É uma obra direcionada para o público infantil e conta, em uma linguagem poética, o desastre que ocorreu na cidade de Mariana-MG no ano de 2015, quando uma usina de minérios de ferro invadiu o Rio Doce. Os autores, nesse contexto, dão voz ao próprio rio que narra sua saga antes e depois de ser tomado pela lama tóxica. Para dar suporte à pesquisa, tomamos como base alguns teóricos e críticos entre os quais estão: Almeida (2020), Costa (2017), Coelho (2000), Bettelheim (2007), Quadros e Rosa (2008), Santaella (2003 e 2012), Zilberman (2013) e Simão (2013). Ao longo do estudo foi possível concluir que a literatura infantil também pode tratar de temas sociais, culturais, ambientais, entre outros, sem, no entanto, perder a afinidade com o seu público.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Maria Joice Araújo Batista , UFRPE/UAST

Graduanda em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Federal Rural de Pernambuco/Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UFRPE/UAST).

Maria do Socorro Pereira de Almeida, UFRPE

Doutora em Literatura e Cultura, professora adjunta II da UFRPE, pesquisadora do CNPQ, Coordenadora do grupo de Pesquisa em Literatura, Estudos culturais e socioambientais (GPLECS)

References

ALMEIDA, Maria Socorro Pereira de. Perspectiva semiótica: as formas do significado teorias e críticas literárias. Catu - BA, 2020.

BETTELHEIM, Bruno. A psicanálise dos contos de fadas. 21ª Ed. São Paulo: Paz e Terra, 2007.

COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil: teoria, análise, didática. 1ª Ed. São Paulo: Moderna, 2000.

COSTA, Marta Morais da. Metodologia do ensino da literatura infantil. Curitiba: IBPEX, 2007.

CUNHA, Léo; NEVES, André. Um dia, um rio. São Paulo: Pulo do Gato, 2016.

QUADROS, Deisily de; ROSA, Viviane Maria Cristina Dias; AREOSA, João. Formação de leitores: um dedo de prosa. In: CONGRESSO Nacional de Educação, 8., 2008, Curitiba. Anais. Curitiba, 2008. Disponível em: <https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2008/681_518.pdf>. Acesso em: 24 nov. 2021.

SANTAELLA, Lucia. Leitura de imagens. 1ª Ed. São Paulo: Melhoramentos, 2012. p. 102–103.

SANTAELLA, Lucia. O que é semiótica. 1ª Ed. São Paulo: Brasiliense, 2003. ISBN 9788511011036.

SIMÃO, Erijame Silva. As ilustrações nos livros de literatura infantil: uma análise da Menina do Laço de Fita de Ana Maria Machado. João Pessoa: UFPB, 2013. p. 23.

ZILBERMAN, Regina. A literatura infantil na escola. São Paulo: Global, 2003.

Published

2021-12-30

How to Cite

ARAÚJO BATISTA , M. J.; PEREIRA DE ALMEIDA, M. do S. A IMAGEM COMO PRODUTORA DE SENTIDOS E A TEMÁTICA AMBIENTAL EM UM DIA UM RIO DE LÉO CUNHA E ANDRÉ NEVES. Revista Ecologias Humanas, [S. l.], v. 7, n. 8, 2021. DOI: 10.5281/zenodo.11523041. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/ecohum/article/view/20389. Acesso em: 17 jul. 2024.