OS DIREITOS HUMANOS NO BRASIL À LUZ DE “BESOURO”

GARANTIA UNIVERSAL OU SELETIVA?

Autori

  • Emily Monalisa Ipirapininga Pitanga

Abstract

O presente artigo aborda os aspectos sociais presentes na história do capoeirista Manoel Henrique Pereira, nascido em 1897, em Santo Amaro da Purificação, na Bahia. O trabalho é desenvolvido através de pesquisa explicativa, por intermédio da leitura cinematográfica da obra “Besouro”, produções bibliográficas, dados estatísticos e normas jurídicas relevantes ao assunto. Nesse contexto, pretende-se elucidar como determinados elementos tratados no filme impulsionam a discussão sobre a eficácia dos direitos humanos na atualidade. Desse modo, tendo como foco a população negra, o trabalho tangencia questões a respeito da violação à dignidade sexual da mulher, a ofensa à liberdade individual e à criminalização seletiva. Por fim, propõe-se compreender a universalização dessas normas visando concluir, portanto, a quem de fato estas são destinadas.

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Biografia autore

Emily Monalisa Ipirapininga Pitanga

Graduanda em Direito pela Universidade do Estado da Bahia, campus XIX, Camaçari (UNEB/XIX). Membro do Núcleo de Competições Jurídicas da UNEB. Estagiária de Direito no Juizado Especial Federal.  E-mail: emily.ipi@outlook.com.

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Pubblicato

2021-05-11

Come citare

Ipirapininga Pitanga, E. M. . (2021). OS DIREITOS HUMANOS NO BRASIL À LUZ DE “BESOURO”: GARANTIA UNIVERSAL OU SELETIVA?. Revista Direito No Cinema, 3(1), 20–36. Recuperato da https://revistas.uneb.br/index.php/direitonocinema/article/view/11795

Fascicolo

Sezione

Sobre Filmes e Direito