OS DIREITOS HUMANOS NO BRASIL À LUZ DE “BESOURO”

GARANTIA UNIVERSAL OU SELETIVA?

Autores

  • Emily Monalisa Ipirapininga Pitanga

Resumo

O presente artigo aborda os aspectos sociais presentes na história do capoeirista Manoel Henrique Pereira, nascido em 1897, em Santo Amaro da Purificação, na Bahia. O trabalho é desenvolvido através de pesquisa explicativa, por intermédio da leitura cinematográfica da obra “Besouro”, produções bibliográficas, dados estatísticos e normas jurídicas relevantes ao assunto. Nesse contexto, pretende-se elucidar como determinados elementos tratados no filme impulsionam a discussão sobre a eficácia dos direitos humanos na atualidade. Desse modo, tendo como foco a população negra, o trabalho tangencia questões a respeito da violação à dignidade sexual da mulher, a ofensa à liberdade individual e à criminalização seletiva. Por fim, propõe-se compreender a universalização dessas normas visando concluir, portanto, a quem de fato estas são destinadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emily Monalisa Ipirapininga Pitanga

Graduanda em Direito pela Universidade do Estado da Bahia, campus XIX, Camaçari (UNEB/XIX). Membro do Núcleo de Competições Jurídicas da UNEB. Estagiária de Direito no Juizado Especial Federal.  E-mail: emily.ipi@outlook.com.

Downloads

Publicado

2021-05-11

Como Citar

Ipirapininga Pitanga, E. M. . (2021). OS DIREITOS HUMANOS NO BRASIL À LUZ DE “BESOURO”: GARANTIA UNIVERSAL OU SELETIVA?. Revista Direito No Cinema, 3(1), 20–36. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/direitonocinema/article/view/11795

Edição

Seção

Sobre Filmes e Direito