Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  • Usar o modelo de Template da revista
  • Anexar o relatório antiplágio no menu submissão na seção RELATÒRIO ANTIPLÁGIO

Diretrizes para Autores

1ETAPAS DA SELEÇÃO

             Etapa 1: Os critérios de admissibilidade dos artigos são as exigências iniciais que incidem sobre formatação e estrutura. Os artigos que não atenderem as exigências inicias não terão seu conteúdo analisado e os autores serão notificados da rejeição do artigo.

  Nesta etapa, o artigo deve:

I-Ter todas as partes essenciais de um artigo, a saber:

  1. Título que não ultrapasse duas linhas, em letras maiúsculas, negrito centralizado, fonte New times 12;
  2. Nome do (a) autor (a) do artigo abaixo do título, alinhado à esquerda, fonte New Times 11, iniciais maiúsculas, espaçamento simples;
  3. Resumo em parágrafo único, espaçamento simples, Fonte new Times 12. O resumo deve conter: tema, objetivos, metodologia, breve conclusão;
  4. Palavras-chave ou seja, os conceitos ou termos relevantes do artigo. Mínimo de 3 e máximo de 5 palavras. Separadas por ponto e vírgula. Fonte New Times 12.
  5. Introdução escrita que não deve excede uma lauda contendo a importância, relevância, atualidade da abordagem dada ao tema; principais autores que fundamentam o artigo; a metodologia utilizada; a estrutura do artigo através de seus tópicos. Fonte New Times 12, espaçamento entre linhas 1,5. Parágrafo sem recuo. Numerada com número 1.
  6. Desenvolvimento composto de tópicos intermediários e numerados a partir do número 2. Os tópicos intermediários devem ser em letra maiúscula, Fonte New Times 12, negrito. Deve-se usar para os subtópicos numeração indicadora de subordinação como por exemplo 2.1 o até 2.1.1. Para os subtópicos, deve-se usar lera maiúscula, não negrito, Fonte New Times 12. Sugere-se o máximo de 4 tópicos intermediários, sendo um deles, obrigatório, com a descrição do filme. O corpo dos tópicos deve ter espaçamento entre linhas de 1,5. Parágrafo sem recuo.
  7. Considerações finais na qual se faz uma síntese do artigo e apresenta as possíveis conclusões. Não se faz citação nas considerações finais. Não deve exceder a duas laudas. Fonte New Times 12, espaçamento entre linha 1,5.
  8. Citações que não excedam a 3 linhas, logo, escritas entre aspas e com indicação do nome do autor, ano de publicação e número de página, diretamente no parágrafo. Se a indicação ocorrer após a transcrição, deve ser feta entre parêntesis com o nome do autor em letras maiúsculas. Se a indicação da autoria anteceder a transcrição, o nome da autoria tem apenas a primeira letra em maiúscula, fora de parêntesis, e demais dados entre parêntesis. Fonte New Times 12. Se a citação ultrapassa 3 linhas deve ser escrita foram do parágrafo, com recuo em 4, fonte 10, espaçamento simples, justificado, e com os dados de autoria, paginação e ano de publicação; sem uso de aspas. Quando a citação for de texto normativo, deve-se informar local e ano da legislação.

   OBS: quando fizer menção a ideia de autor, mas sem transcrever, deve informar o ano de publicação do autor em que consta aquela ideia.

  1. Notas de rodapé apenas explicativas. Não serão aceitas citações em nota de rodapé. A nota deve ser numerada, utilizando o recurso do Word para que fique alinhada.
  2. Referencias ao final do artigo, no formato AUTOR, DATA, em ordem alfabética, alinhada à esquerda, espaçamento simples, Fonte New Times 12. Sem coloração azul para informe de links ou sites; Wikipédia, blogs, redes sociais não são aceitas como fontes confiáveis. A data de acesso a sites consultados e que tiveram transcrição feitas no texto deve ser informado. Referencia de legislação deve conter local, número do diploma legal, ementa em negrito, dados da publicação como o Diário Oficial em que foi publicado com data e paginação, mesmo que tenha sido acessada em sites. Para legislação não se aceitará informe do site da consulta da lei. Deve constar nas referências todas as obras que foram transcritas ou mencionadas no artigo. Obras apenas consultadas, não vão para as referências. O filme analisado deve constar nas referências de acordo com as regras da ABNT.
  3.  o artigo deve ser submetido utilizando o template disponibilizado no link https://docs.google.com/document/d/1GSfULugGpvrQCboihMy97dTpWQ4hNJ9K/edit?usp=sharing&ouid=101066673302816929680&rtpof=true&sd=true. Ao acessar esse link, o autor (a) devem clicar no menu arquivo e escolher a opção “ fazer dowload” em seguida optar pelo formato Microsoft word.
  4.  abstract e resumen são exigidos
  5.  palavras – chave em inglês e espanhol.

OBS: Sem o atendimento dessas regras iniciais, o artigo submetido não segue para segunda etapa.

 Etapa II. Uma vez suplantada a análise das exigências inicias, o artigo segue para avaliação de conteúdo, que é a segunda etapa da seleção. Nesta segunda etapa, o artigo que não atender as regras de submissão em pelos menos 80%, será rejeitado. Os artigos aprovados poderão ser devolvidos aos autores para realização de ajustes ortográficos, semânticos e de objetividade redacional. Tal devolução é acompanhada de comentários e sinalizações sobre os aspectos que devem ser ajustados. São critérios avaliados nessa etapa: originalidade da abordagem, fundamentação teórica, coesão textual, linguagem objetiva, explanação da relação entre o filme abordado e o Direito pátrio; descrição organizada do filme; apresentação de dados estatísticos, quando cabível; discussão interdisciplinar.

  Etapa III. A terceira etapa de seleção, chamada de revisional, incide sobre o reenvio do texto com os ajustes feitos, mantendo todos os comentários dos avaliadores. A revisão é feita por outro membro do comitê editorial que não avaliou os artigos anteriormente.  

1.2 DOS CRITÉRIOS GERAIS

  Os artigos submetidos à apreciação do Comité Editorial da Revista Direito no Cinema deverão seguir as seguintes diretrizes:

    1. Basear-se em um filme que aborde uma das temáticas do presente edital conforme consta do item 1, subitens I e II.
    2. Relacionar o filme com a doutrina e legislação pátria.
    3. Apresentar discussão histórica, sociológica, psicológica, educacional, estética, filosófica ou política, quando pertinente à temática.
    4. Cumprir as regras de submissão descritas no item, 2 e seus subitens.
    5. O artigo deve ter extensão mínima do artigo de 8 laudas, não excedendo a 15 laudas., computando-se do resumo às referencias.
    6. Submissão do artigo conforme prazo do edital insculpido no cronograma.
    7. Artigo composto das partes essenciais: título, autoria, Resumo, abstract, resumen e palavras -chave nos três idiomas, Introdução, desenvolvimento (em tópicos numerados), Considerações finais e referencias.
    8. Envio do artigo em formato WORD dentro do prazo do edital utilizando-se do template  disponibilizado no link: https://docs.google.com/document/d/1GSfULugGpvrQCboihMy97dTpWQ4hNJ9K/edit?usp=sharing&ouid=101066673302816929680&rtpof=true&sd=true
    9. Autoria pode ser individual. Aceita-se autoria coletiva até o limite de 3 autores por artigo, desde que apen um delas seja graduando, portanto demas autores devem possuir título mínimo de graduado. 
    10. Submissão no site da revista conforme link https://revistas.uneb.br/index.php/direitonocinema indicando a  edição escolhida. A submissão é precedida do cadastro enquanto autor (a) no site da Revista.
    11.  Os autores devem anexar seus relatórios antiplágio na seção RELATÓRIO ANTIPLÁGIO utilizando o mesmo ambiente da submissão do artigo. O referido relatório deve ser gerado no seguinte link de acesso: https://copyspider.com.br/main/pt-br/download .

Exemplificando

I - Submissões de artigos fora de um padrão científico ou do prazo do edital não serão aceitas.

II -O artigo deve conter as seguintes partes:

Título: O título deve ser objetivo, criativo e não ultrapassar duas linhas. Deve ser escrito em letras maiúsculas, negritadas. Centralizado. Em fonte Times New Romam, tamanho 12. Abaixo do título em português devem contar os títulos em inglês e espanhol. Alinhado à esquerda do título em espanhol deve estar o nome completo do (a) autor (a).

EX: A EPOPEIA JUS FILOSÓFICA PRESENTE NO FILME ALIEN

Fulana Sicrana Beltrano

RESUMO

Deve constar no resumo os objetivos do artigo; descrição breve da metodologia; sucinta conclusão. Deve ser escrito em parágrafo único, espaçamento simples, fonte Times New Romam, tamanho 12. Abaixo do resumo devem estar até 5 palavras chave, separadas por ponto. A extensão do resumo deve ser entre 100 e 150 palavras.

Palavras chave: Alienação parental; Direitos Fundamentais; Escravidão.

ABSTRACT

Key-words

RESUMEN

Palabras clabe

1 INTRODUÇÃO

Deve explicitar a importância da abordagem presente no artigo; limitações (quanto à extensão e aprofundamento da abordagem) e como o trabalho está estruturado no seu desenvolvimento (em tópicos que apresentem correlação e coerência). Deve conter a relevância e atualidade do tema ou aspecto apresentado no trabalho, além de explicitar a metodologia adotada e principais teóricos ou autores que embasam o artigo.

A introdução é numerada. Deve ser escrita fonte Times New Romam, tamanho 12. Espaçamento entre linhas 1,5.

2 TÍTULO DO TÓPICO

É o corpo do trabalho, no qual se apresenta o tema, destacando as questões teóricas, empíricas, conceituais e ou metodológicas colocadas em discussão; a análise e a discussão sobre essas questões. A estrutura e suas divisões devem expor a forma equilibrada, sem perder a unidade e a coerência da abordagem.

O desenvolvimento terá tópico numerado a partir de 2.0, podendo utilizar subtópicos numerado iniciando em 2.1, atentando-se para a sequência lógica do texto. Os tópicos deverão ser escritos em letras maiúsculas, negritadas e os subtópicos, deverão ser escritos em letras maiúsculas, não negritadas.

EX: 2. ASPECTOS INOVADORES DO FILME X

2.1DOS EFEITOS ESPECIAIS

O corpo dos tópicos e subtópicos devem ser escritos em fonte Times New Romam, tamanho 12. Espaçamento entre linhas 1,5.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

É o momento em que o trabalho é finalizado, indicando os resultados das análises e reflexões realizadas sobre os temas/questões destacadas. Este tópico não é numerado. Fonte 12. Maiúscula. Negrito.

Não incluir citações. Deve ser escrita em fonte Times New Romam, tamanho 12. Espaçamento entre linhas 1,5.

III FORMATAÇÃO OBRIGATÓRIA PARA PUBLICAÇÃO

1.. Fonte Times New Roman, tamanho 12

  1. Parágrafo sem recuo
  2. Texto justificado
  3. Espaçamento entre linhas de 1,5
  4. Atenção à formatação das referências para não deixar trechos sublinhados. Seguir regras gerais da ABNT para informe das referências de acordo com o tipo de publicação.
  5. Título centralizado em maiúsculo e negrito
  6. Nome do autor abaixo do título alinhado à esquerda.
  7. Notas de rodapé são admitidas, desde que explicativas.
  8. Deve-se utilizar o sistema autor /data para citação. (EX: NOME, ANO, p. 00)
  9. Os tópicos devem ser alinhados à esquerda.

11.É permitido tabela e gráfico, desde que centralizados com título numerado e fonte.

IV Tamanho do artigo: mínimo de 8 laudas e máximo de 15 laudas em formato A4. Margem Normal conforme Word (superior e inferior 2,0 esquerda e direta 3,0). O tamanho do texto contempla do título até a última palavra das considerações finais.

V Os textos enviados pelos participantes não devem apresentar conteúdos que:

  1. Contenham informações ou dados que possam constituir ou incitar práticas de crime ou contravenção penal, portanto plágio e contrafação serão motivo de recusa para publicação;
  2. Constituam ofensa à liberdade de crença, às religiões ou direitos humanos;
  3. Contenham informações racistas, discriminatórias ou que violem os Direitos Humanos;
  4. Violem qualquer lei, a moral e os bons costumes;
  5. Apresentem quaisquer irregularidades relacionadas à produção científica e/ou aos direitos autorais;

Sobre Filmes e Direito

Os papers submetidos e aprovados pelo Comité Editoral são publicado nesta seção.

Textos Extras

Esta seção é exclusiva para artigos que abordem filmes ou documentários sobre temática indígena.

Relatório antiplágio

Os autores devem  anexar seus relatório antiplágio nesta seção. Os relatórios pode ser gerados no seguinte link  de acesso: https://copyspider.com.br/main/pt-br/download .

A apresentação do relatório antiplágio faz parte da primeira etapa de avaliação  do artigo submetido.

DOSSIÊ TEMÁTICO “DIREITOS HUMANOS EM FOCO”

A seção Dossiê está destinada a publicação sobre temática única em co-organização com Grupo de Pesquisa atraves de edital específico acessível pelo link informado na home page.

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