Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  • Usar o modelo de Template da revista
  • Anexar o relatório antiplágio no menu submissão na seção RELATÒRIO ANTIPLÁGIO

Diretrizes para Autores

Etapa 1: Os critérios de admissibilidade dos artigos são as exigências iniciais sobre formatação e estrutura. A submisso de relatório antiplágio é exigido nesta etapa. Os artigos que não atenderem as exigências iniciais não terão seu conteúdo analisado e os autores serão notificados da rejeição do mesmo. Nesta etapa, o artigo deve ter todas as partes essenciais de um artigo, a saber:

  1. a) título que não ultrapasse duas linhas; em letras maiúsculas, negrito centralizado;
  2. b) nome do (a) autor (a) abaixo do título, alinhado à direita. Iniciais maiúsculas, espaçamento simples. Acrescido de nota de rodapé informando o vínculo institucional, titulação e e-mail.
  3. c) resumo em parágrafo único, espaçamento simples, contendo: tema, objetivo, metodologia, breve conclusão; De 100 a 150 palavras.
  4. d) palavras-chave, ou seja, os conceitos ou termos relevantes do artigo. Mínimo de 3 e máximo de 5 palavras. Separadas por ponto e vírgula.
  5. e) Introdução: esta parte que não deve excede a uma lauda. Deve conter a importância, relevância, atualidade da abordagem dada ao tema; metodologia utilizada; a estrutura do artigo (seções). Espaçamento entre linhas 1,5. Parágrafo sem recuo. Numerada em 1. Usa-se todas as letras da palavra introdução em maiúsculo e negrito.
  6. f) Desenvolvimento: Deve apresentar título que remeta ao título principal. Numerado em 2. Usa-se todas as letras do título em maiúsculas e negrito. Pode conter seções intermediárias e numeradas a partir de 2.1 e subsequentes. Para as subseções, deve-se usar lera maiúscula, não negrito. Cada subseção, quando necessário, poderá ser subdividida e numerada em 2.1.1, com letras em minúsculo e negritadas. O desenvolvimento como um todo poderá ter até 4 seções, observando-se a adequação da numeração de cada uma delas. Uma seção é obrigatória: a descrição do filme. O espaçamento entre linhas é 1,5; Parágrafo sem recuo. Intervalo duplo entre os parágrafos.
  7. g) Considerações finais: A síntese do artigo e apresenta as possíveis conclusões. Não se faz citação nessa parte. Não deve exceder a duas laudas. Espaçamento entre linhas 1,5.
  8. h) Citações que não excedam a 3 linhas, logo, escritas entre aspas e com indicação do nome do autor, ano de publicação e número de página, diretamente no parágrafo. Deve seguir as Normas 10.520/2023 e 6.023/2018 da ABNT. Quando a citação for de texto normativo, deve-se informar local da expedição da lei e ano de publicação. Quando fizer menção à ideia da (a) autor (a), mas sem transcrição de texto, deve informar nome da autoria e ano, sem necessidade de número de página.
  9. i) Notas de rodapé: apenas explicativas. Não serão aceitas citações em nota de rodapé. A nota deve ser numerada, utilizando o recurso do Word para que fique alinhada.Espaçamento simples entre linhas e entre notas.
  10. j) Referências ao final do artigo, no formato AUTOR, DATA, em ordem alfabética, alinhada à esquerda, espaçamento simples. Sem coloração azul para informe de links ou sites; Wikipédia, blogs, redes sociais não são aceitas como fontes confiáveis. A data de acesso aos sites referenciados deve ser informada. Referência de legislação deve conter local, número do diploma legal, ementa em negrito, dados da publicação como o Diário Oficial em que foi publicado com data e paginação, mesmo que tenha sido acessada em sites. Para legislação não se aceitará informe do site da consulta da lei. Deve constar nas referências todas as obras que foram transcritas ou mencionadas no artigo. Obras apenas consultadas, não vão para as referências. O filme analisado deve constar nas referências de acordo com as regras da ABNT. Não deixar trechos sublinhados.
  11. k) o artigo deve ser submetido utilizando o template disponibilizado no link https://docs.google.com/document/d/1GSfULugGpvrQCboihMy97dTpWQ4hNJ9K/edit?usp=sharing&ouid=101066673302816929680&rtpof=true&sd=true. Ao acessar esse link, o (a) autor (a) devem clicar no menu arquivo e escolher a opção “fazer download” em seguida optar pelo formato Microsoft Word.
  12. l) abstract e resumen são exigidos;
  13. m) palavras – chave em inglês e espanhol são exigidas.

Formatação Geral: A Fonte de todo o artigo é Times New Roman tamanho 12, exceto nome da autoria (11) e nota de rodapé (10). Texto justificado. Seguir as Normas 10.520/2023 e 6.023/2018 da ABNT. Os títulos e subtítulos das seções devem ser alinhados à esquerda.  É permitido tabela e gráfico, desde que centralizados com título numerado em tamanho 10 e fonte alinhada à esquerda. Margem Normal conforme Word (superior e inferior 2,0 esquerda e direta 3,0)

 Etapa 2. Uma vez suplantada a análise das exigências iniciais, o artigo segue para avaliação de conteúdo. Nesta segunda etapa, o artigo que não atender as regras de submissão em pelos menos 80%, será rejeitado. Os artigos aprovados poderão ser devolvidos aos autores para realização de ajustes ortográficos, semânticos e de objetividade redacional. Tal devolução é acompanhada de comentários e sinalizações sobre os aspectos que devem ser ajustados. Os critérios avaliados são: originalidade da abordagem, fundamentação teórica, coesão textual, linguagem objetiva, pertinência da relação entre o filme abordado e o Direito pátrio; descrição organizada do filme; apresentação de dados estatísticos, quando cabível; discussão interdisciplinar. Os artigos submetidos não devem apresentar informações ou dados que constituam plágio; ofensa à liberdade de crença, às religiões ou direitos humanos; informações racistas, discriminatórias.

 

            Etapa 3. É a etapa revisional com reenvio do texto pelos (as) autores (as) com os ajustes feitos, mantendo todos os comentários dos avaliadores, e dentro do prazo estipulado pela revista. A revisão é feita por outro membro do comitê editorial que não avaliou os artigos anteriormente.  

 

2.2 DOS CRITÉRIOS GERAIS

           

Os artigos submetidos à Revista deverão seguir as seguintes diretrizes:

    1. Basear-se em um filme que aborde uma das temáticas do item 1.
    2. Relacionar o filme com a doutrina e ou legislação pátria.
    3. Apresentar discussão histórica, sociológica, psicológica, educacional, estética, filosófica ou política, quando pertinente à temática.
    4. Cumprir as regras de submissão descritas no item, 2 e seus subitens.
    5. O artigo deve ter extensão mínima de 8 laudas, não excedendo a 15, computando-se do título às referências.
    6. Submissão do artigo conforme prazo do edital insculpido no cronograma.
    7. Artigo composto das partes essenciais: título, autoria, Resumo, abstract, resumen e palavras chave nos três idiomas, Introdução, desenvolvimento (em seções numeradas), Considerações finais e referências.
    8. Envio do artigo em formato WORD dentro do prazo do edital utilizando-se do template  disponibilizado na aba lateral da revista ou através do link: https://docs.google.com/document/d/1GSfULugGpvrQCboihMy97dTpWQ4hNJ9K/edit?usp=sharing&ouid=101066673302816929680&rtpof=true&sd=true
    9. Autoria individual.
    10.  Submissão no site da revista conforme link https://revistas.uneb.br/index.php/direitonocinema indicando a  edição escolhida. A submissão é precedida de cadastro como autor (a) no site da revista.
  1. O (a) autor (a) deve anexar relatório antiplágio na seção RELATÓRIO ANTIPLÁGIO utilizando o mesmo ambiente da submissão do artigo. O relatório antiplágio pode ser gerado no copyspider conforme link de acesso: https://copyspider.com.br/main/pt-br/download .

Sobre Filmes e Direito

Os papers submetidos e aprovados pelo Comité Editoral são publicado nesta seção.

Textos Extras

Esta seção é exclusiva para artigos que abordem filmes ou documentários sobre temática indígena.

Relatório antiplágio

Os autores devem  anexar seus relatório antiplágio nesta seção. Os relatórios pode ser gerados no seguinte link  de acesso: https://copyspider.com.br/main/pt-br/download .

A apresentação do relatório antiplágio faz parte da primeira etapa de avaliação  do artigo submetido.

DOSSIÊ TEMÁTICO “DIREITOS HUMANOS EM FOCO”

A seção Dossiê está destinada a publicação sobre temática única em co-organização com Grupo de Pesquisa atraves de edital específico acessível pelo link informado na home page.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.