ASPECTOS DA PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO E TEOLOGIA

Palavras-chave: Teologia, Ciências da religião, Epistemologia, Pós-graduação profissional

Resumo

Apresentação de aspectos do Documento da Área Ciências da Religião e Teologia (2019), da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), órgão que acompanha e avalia o Sistema Nacional de Pós-Graduação brasileiro, com destaque para a descrição da Árvore do Conhecimento, que reflete o perfil das subáreas, dos perfis dos egressos pós-graduados/as em Ciências da Religião (e suas variações de nomenclatura) e Teologia, e de questões que têm sido identificadas como desafiadoras para o aprofundamento e aprimoramento da modalidade profissional de Programas de Pós-Graduação no Brasil, como o valor da pesquisa aplicada nos mestrados profissionais e a importância da produção técnica para a Pós-Graduação Profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudio de Oliveira Ribeiro, Universidade Metodista de São Paulo

Doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Professor-visitante no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião da Universidade Federal de Juiz de Fora. Coordenador para mestrados profissionais da área "Ciências da Religião e Teologia" da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). 

Referências

ARAGÃO, Gilbraz; CABRAL, Newton; VALLE, Edênio (Orgs.). Para onde vão os estudos da religião no Brasil? São Paulo: Anptecre, 2014.

CAPES - COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. Documento de área. Área Ciências da Religião e Teologia. Brasília, 1 jul. 2019. Disponível em: https://www.capes.gov.br/avaliacao/sobre-as-areas-de-avaliacao/74-dav/caa2/4643-teologia Acesso em: 11 setembro 2020.

CAPES - COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. Documento Orientador de APCN. Área Ciências da Religião e Teologia. Brasília, 15 de julho de 2019b. Disponível em: https://www.capes.gov.br/avaliacao/sobre-as-areas-de-avaliacao/74-dav/caa2/4643-teologia Acesso em: 11 setembro 2020.

CRUZ, Eduardo Rodrigues; DE MORI, Geraldo (org.). Teologia e Ciências da Religião: A caminho da maioridade acadêmica no Brasil. São Paulo/Belo Horizonte: Paulinas/Editora PUCMinas, 2011.

HIGUET, Etienne. “A teologia em programas de ciências da religião”. Correlatio, vol.5, n. 9, mai 2006, p. 37-51.

MESQUIATTI, David; BROTTO, Julio Cesar de Paula. O trabalho de Conclusão de Curso (TCC) no Mestrado Profissional (MP): um estudo de caso do MP em Ciências das Religiões da Faculdade Unida (UNIDA). Estudos de Religião, São Paulo, v. 32, n. 1, jan./abr. 2018.

MORAES JUNIOR, Manoel; SENA DA SILVEIRA, Emerson, Religião, política e espaço público no Brasil: discussões teóricas e investigações empíricas. São Paulo: Fonte Editorial&UEPA, 2015.

PASSOS, João Décio; USARSKI, Frank (orgs.). Compêndio de Ciência da Religião. São Paulo: Paulinas/Paulus, 2013.

RIBEIRO, Claudio de Oliveira. O princípio pluralista como elemento articulador de pesquisas na área Ciências da Religião e Teologia. Rever, São Paulo, v. 19, n. 2, maio/ago. 2019.

RIBEIRO, Claudio de Oliveira. Testemunho e Libertação: a Teologia Latino-Americana em Questão. São Paulo: Fonte Editorial, 2016.

ROCHA, Abdruschin Schaeffer; RIBEIRO, Osvaldo Luiz. Ciência(s) da Religião Aplicada(s): uma contribuição do mestrado profissional em ciências das religiões da Faculdade Unida de Vitória. Rever, São Paulo, v. 19, n. 2, maio/ago. 2019.

SAMPAIO, Dilaine Soares; SENA DA SILVEIRA, Emerson (orgs.). Narrativas míticas: análise das histórias que as religiões contam. Petrópolis: Vozes, 2018.

SAMPAIO, Dilaine Soares. Ciências da Religião e Teologia como área autônoma: reconfiguração do debate epistemológico, novos desafios e perspectivas para o estudo das (não) religiões e da(s) espiritualidade(s). Horizonte, Belo Horizonte, v. 17, n. 53, maio/ago. 2019.

SENA DA SILVEIRA, Emerson (org.). Como estudar as religiões: metodologias e estratégias. Petrópolis: Vozes, 2018.

SENRA, Flávio. “Estudos de Ciência(s) da(s) Religião(ões) e Teologia no Brasil: Situação atual e perspectivas”. Revista Rever, v. 15, n. 1, jan/jun 2015, p. 196-214.

SENRA, Flávio. “O estado atual dos programas de Teologia e Ciência(s) da(s) Religião(ões) no Brasil – 2013-2014: aproximações”. Reflexão, v. 41, n. 1, p. 7-16, jan./jun., 2016.

SENRA, Flávio. “O teólogo e o cientista da religião: Religiografia acerta das interfaces entre Ciências da Religião e Teologia no Brasil”. Revista Rever, v. 16, n. 1, 2016, p. 109-136.

SENRA, Flávio. Programas profissionais. Situação atual e perspectivas na área Ciências da Religião e Teologia no Brasil. Reflexus, Vitória, v. 11, n. 18, jul./dez. 2017.

STRECK, Gisela; ALMEIDA, Thiago. Mestrado Profissional em Teologia da Faculdades EST: Panorama histórico e atuação profissional de egressos e egressas. Estudos Teológicos, São Leopoldo, v. 57, n. 1, jan./jun 2017.

SUSIN, Luiz Carlos. “A Teologia na teia do conhecimento: problemas de epistemologia e metodologia” (p. 75-96). In: TEPEDINO, Ana Maria & ROCHA, Alessandro. A teia do conhecimento: fé, ciência e transdisciplinaridade. São Paulo: Paulinas, 2008.

TEIXEIRA, Faustino. “Ciência da Religião e Teologia” (p. 175-183). In: PASSOS, João Décio & USARSKI, Frank (orgs.). Compêndio de Ciência da Religião. São Paulo: Paulinas/Paulus, 2013.

USARSKI, Frank. Constituinte da Ciência da Religião. São Paulo: Paulinas, 2006.

VILLAS-BOAS, Alex. “Perspectiva interdisciplinar da teologia no Brasil: O debate epistemológico da Área de Ciências da Religião e Teologia”. Interações, v. 13, n. 24, p. ago./dez. 2018, p. 260-286.

VON SINNER, Rudolf. “Teologia pública no Brasil um primeiro balanço”. Perspectiva Teológica, v. 44, n. 122, p. 11-28, 2012.

Publicado
2020-09-29
Métricas
  • Visualizações do Artigo 57
  • PDF downloads: 54
Como Citar
OLIVEIRA RIBEIRO, C. DE. ASPECTOS DA PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO E TEOLOGIA. Diálogos e Perspectivas Interventivas, v. 1, p. e9627, 29 set. 2020.
Seção
Dossiê Temático