ESTRATÉGIAS POLÍTICO-PARTIDÁRIAS DA FRELIMO NO RESGATE DAS AUTORIDADES TRADICIONAIS: CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DE BOURDIEU, CHAMPAGNE, WEBER E LANDÉ
Abstract
O artigo tem como foco as estratégias político-Partidárias da FRELIMO no resgate das autoridades tradicionais. Estas lideranças tradicionais desempenham um papel importante em Moçambique. Em 1994, o governo da FRELIMO buscou se aproximar das autoridades tradicionais, oferecendo-lhes roupas (símbolos e patentes indicativas de poder), bicicletas, motorizadas, casas, etc, como forma de obter dividendos e assim angariar votos, uma vez que estava em curso o multipartidarismo. Para a materialização do estudo servimo-nos da abordagem qualitativa, bem como da história oral, como aporte metodológico, e das trajetórias de vida como forma de compreender algumas das memórias em questão. Além disso, também foi feito uso de documentos alusivos ao contexto, depositados nos arquivos indicados ao longo do artigo, e de revisão bibliográfica específica sobre o tema.
Downloads
##submission.downloads##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2023 Lurdes José Cossa
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale 4.0 Internazionale.
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores após a publicação na Revista África(s).
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.