O PAPEL DA MULHER NA LUTA PELA INDEPENDÊNCIA DE ANGOLA A PARTIR DOS FILMES DA CINEASTA SARAH MALDOROR
UMA ANÁLISE SOBRE A RECEPÇÃO DAS OBRAS “MONANGAMBÉ (1969)” E “SAMBIZANGA (1972)”
Abstract
o presente artigo visa analisar o papel da mulher na luta pela independência de Angola a partir das obras da cineasta Sarah Maldoror, e a recepção do material evidenciado em torno da relação de gênero. Para o efeito, selecionou-se os filmes “Monangambé”, lançado em 1969 e “Sambizanga”, de 1972, obras cinematográficas com enfoque para a denúncia da opressão colonial, no caso de Angola. No que diz respeito a produção internacional de um cinema político, Maldoror trouxe, nas duas obras, uma prática não vista comumente em cinemas tradicionais, dando um enfoque a participação da mulher, gerando com isso inúmeros reações. Assim, para o desenvolvimento do artigo, utilizou-se a metodologia de abordagem qualitativa, simultâneo à pesquisa bibliográfica e documental, tendo a análise de conteúdo como método escolhido para o tratamento dos dados.
Downloads
##submission.downloads##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores após a publicação na Revista África(s).
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.