POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCATIVAS: A INCLUSÃO DA CULTURA MOÇAMBICANA NO CURRÍCULO DO ENSINO BÁSICO

Autores/as

  • IVAN FELISBERTO MUSSIVANE UniSave (Moçambique)

Resumen

Este estudo analisa a inclusão da cultura moçambicana no currículo do ensino básico, no contexto das políticas públicas educativas. Busca-se compreender as causas e os desafios relacionados à falta de integração da cultura local nas práticas educativas, bem como propor estratégias para promover uma educação mais inclusiva e valorizar a diversidade cultural em Moçambique. A pesquisa parte do reconhecimento da exclusão das famílias, professores, alunos e da sociedade civil nas decisões sobre as políticas educacionais, o que resulta na falta de representatividade da cultura moçambicana nos currículos escolares. Diante desse contexto, tem-se como conclusão de que é necessário promover uma revisão das políticas educativas, garantindo a participação ativa de todos os envolvidos no processo educacional e a inclusão da cultura moçambicana nos currículos escolares. A valorização da diversidade cultural contribuirá para uma educação mais contextualizada, inclusiva e enriquecedora para os estudantes moçambicanos.

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Biografía del autor/a

IVAN FELISBERTO MUSSIVANE, UniSave (Moçambique)

Gestor Educacional no Distrito de Chongoene, em Gaza, Moçambique,  Mestrando em  Educação com especialização em  Currículo na Faculdade de Ciências da Educação e Psicologia da UNISAVE, Gaza, Moçambique.

Publicado

2024-05-28