BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE A MEMÓRIA HISTÓRICA, CONGELADA NO MANUAL DE ENSINO DE HISTÓRIA DA 5ª CLASSE DA REFORMA EDUCATIVA EM ANGOLA, NO PERIÓDO DE 2012 – 2019
Resumen
O presente artigo, procura compreender como a memória histórica congelada no manual de ensino de história, influencia na percepção e no interesse dos alunos sobre a disciplina de história de Angola. Fatores esse que advém de várias ordens: ideológica, política, familiar, escolar, pessoal ou coletiva. O artigo baseou-se no tipo de pesquisa bibliográfica, quanto ao método, utilizamos a observação e análise crítica do manual. Olhamos os vários autores e cruzamos os diálogos provenientes destes, a partir desta disposição partimos para um olhar performativo, que nos ajudou a compreender que a história que consta nos manuais de ensino é uma história do centro e congelada com aportes no âmbito político e ideológico.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores após a publicação na Revista África(s).
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.