ENTRE TEXTOS E IMAGENS: A ÁFRICA REPRESENTADA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA
Abstract
A África foi amplamente representada nos “livros didáticos” por imagens negativas. Mais do que isso, na bibliografia sobre o continente africano predominaram visões que circunscreveram a(s) África(s) em formas estereotipadas. As discussões sobre o ensino de História da África têm ganhado espaço nos debates acadêmicos nos últimos anos. Entende-se a importância de levar essa abordagem ao ensino de História, que desde 1996, com a LDB e os PCNs em 1997, já sinalizavam a importância dos temas transversais sobre questões étnico-raciais e pluriculturais do Brasil. Nota-se que é um momento de reavaliação e renovação para as práticas de ensino, buscando assim, um novo eixo de compreensão para rever as narrativas nos livros didáticos que constituem na formação dos indivíduos.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores após a publicação na Revista África(s).
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.