POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCATIVAS: A INCLUSÃO DA CULTURA MOÇAMBICANA NO CURRÍCULO DO ENSINO BÁSICO
Resumo
Este estudo analisa a inclusão da cultura moçambicana no currículo do ensino básico, no contexto das políticas públicas educativas. Busca-se compreender as causas e os desafios relacionados à falta de integração da cultura local nas práticas educativas, bem como propor estratégias para promover uma educação mais inclusiva e valorizar a diversidade cultural em Moçambique. A pesquisa parte do reconhecimento da exclusão das famílias, professores, alunos e da sociedade civil nas decisões sobre as políticas educacionais, o que resulta na falta de representatividade da cultura moçambicana nos currículos escolares. Diante desse contexto, tem-se como conclusão de que é necessário promover uma revisão das políticas educativas, garantindo a participação ativa de todos os envolvidos no processo educacional e a inclusão da cultura moçambicana nos currículos escolares. A valorização da diversidade cultural contribuirá para uma educação mais contextualizada, inclusiva e enriquecedora para os estudantes moçambicanos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 IVAN FELISBERTO MUSSIVANE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores após a publicação na Revista África(s).
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.