POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCATIVAS: A INCLUSÃO DA CULTURA MOÇAMBICANA NO CURRÍCULO DO ENSINO BÁSICO

Autores

  • IVAN FELISBERTO MUSSIVANE UniSave (Moçambique)

Resumo

Este estudo analisa a inclusão da cultura moçambicana no currículo do ensino básico, no contexto das políticas públicas educativas. Busca-se compreender as causas e os desafios relacionados à falta de integração da cultura local nas práticas educativas, bem como propor estratégias para promover uma educação mais inclusiva e valorizar a diversidade cultural em Moçambique. A pesquisa parte do reconhecimento da exclusão das famílias, professores, alunos e da sociedade civil nas decisões sobre as políticas educacionais, o que resulta na falta de representatividade da cultura moçambicana nos currículos escolares. Diante desse contexto, tem-se como conclusão de que é necessário promover uma revisão das políticas educativas, garantindo a participação ativa de todos os envolvidos no processo educacional e a inclusão da cultura moçambicana nos currículos escolares. A valorização da diversidade cultural contribuirá para uma educação mais contextualizada, inclusiva e enriquecedora para os estudantes moçambicanos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

IVAN FELISBERTO MUSSIVANE, UniSave (Moçambique)

Gestor Educacional no Distrito de Chongoene, em Gaza, Moçambique,  Mestrando em  Educação com especialização em  Currículo na Faculdade de Ciências da Educação e Psicologia da UNISAVE, Gaza, Moçambique.

Downloads

Publicado

2024-05-28