O PAPEL DA MULHER NA LUTA PELA INDEPENDÊNCIA DE ANGOLA A PARTIR DOS FILMES DA CINEASTA SARAH MALDOROR

UMA ANÁLISE SOBRE A RECEPÇÃO DAS OBRAS “MONANGAMBÉ (1969)” E “SAMBIZANGA (1972)”

Autores

  • Eugénio Silva Evandeco UFF (Campus Gragoatá)

Resumo

o presente artigo visa analisar o papel da mulher na luta pela independência de Angola a partir das obras da cineasta Sarah Maldoror, e a recepção do material evidenciado em torno da relação de gênero. Para o efeito, selecionou-se os filmes “Monangambé”, lançado em 1969 e “Sambizanga”, de 1972, obras cinematográficas com enfoque para a denúncia da opressão colonial, no caso de Angola. No que diz respeito a produção internacional de um cinema político, Maldoror trouxe, nas duas obras, uma prática não vista comumente em cinemas tradicionais, dando um enfoque a participação da mulher, gerando com isso inúmeros reações. Assim, para o desenvolvimento do artigo, utilizou-se a metodologia de abordagem qualitativa, simultâneo à pesquisa bibliográfica e documental, tendo a análise de conteúdo como método escolhido para o tratamento dos dados.

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Biografia do Autor

Eugénio Silva Evandeco , UFF (Campus Gragoatá)

Graduado em Humanidades pela UNILAB; Especialista em Estudos Africanos e Representações da África, pela UNEB DEDC II; Mestrando em Comunicação pela UFF.

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Publicado

2022-05-22