Escola Municipal Colônia Agrícola de Ceraíma: história e significados para a comunidade
DOI:
https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v5i2.p55-64Palavras-chave:
Educação do Campo, Estudo de caso, IdentidadeResumo
Esta pesquisa ocorreu na Escola Municipal Colônia Agrícola no distrito de Ceraíma em Guanambi/BA. Trata-se de um estudo de caso de caráter qualitativo cujos objetivos foram conhecer a história da escola; compreender como a mesma se transformou em uma escola do campo e qual o significado para a comunidade. A coleta de dados usou entrevistas narrativas e análise documental. As entrevistas foram realizadas com moradores da comunidade, professores, funcionárias e com a diretora, bem como com uma funcionária da Codevasf. A análise documental se deu através da leitura do Memorial da educação de Guanambi, Projeto Político Pedagógico; relatório do projeto de extensão da Uneb desenvolvido em 2014. O estudo aponta que a instituição tem um notável prestígio na comunidade e que seus moradores têm suas trajetórias de vida vinculadas a ela. Observou-se que apesar dos desafios a escola se mostrou resistente, integrada com a comunidade e preocupada com suas raízes, com as gerações atuais e futuras.
Downloads
Referências
ARROYO, M.G; CALDART, R.S; MOLINA, M.C. Por uma educação do campo. Petrópolis: Vozes, 2004.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação/ Câmara da Educação Básica. Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. Resolução CNE/CEB Nº 1, de 3 de Abril de 2002.
_______. Diretrizes complementares, normas e princípios para o desenvolvimento de políticas públicas de atendimento da Educação Básica do campo. Resolução CNE/CEB nº. 2, de 28 de abr. de 2008. Publicada no D.O.U de 29/4/2008, Seção 1, p. 25-26.
_______. Lei de Diretrizes e Bases da Educação da Educação Nacional – LDBEN 9394/1996. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12907:legislacoes&catid=70:legislacoes>. Acesso em: 15 jul. 2018.
________. Constituição Federal de 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em: 15 jul. 2018.
CASTRO, J.M. Análise dos aspectos Geoambientais da Bacia do Rio Carnaíba de Dentro no município De Guanambi – BA. In: Anais da 61ª Reunião Anual da SBPC Amazônia Ciência e Cultura, Universidade federal do Amazonas, Manaus, 2009. Disponível em: <http://www.sbpcnet.org.br/livro/61ra/resumos/resumos/3959.htm>. Acesso em: 25 de jul. 2018.
CODEVASF. Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba. Disponível em: <http://www.codevasf.gov.br/principal/perimetros-irrigados/elenco-de-projetos/ceraima>. Acesso em: 20 jul. 2018.
DNOCS. Departamento Nacional de Obras Contra a Seca: Histórica. Disponível em:<http://www2.dnocs.gov.br/historia>. Acesso em: 22 Ago. 2018.
GIL. A.C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo. Atlas. 2002.
GUANAMBI. Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Colônia Agrícola de Ceraíma. 2015/2016
LAKATOS, E.M; MARCONI, M.A. Técnicas de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 1999.
________. Fundamentos de metodologia científica. 7 ed. São Paulo: Atlas, 2010.
MARQUES. T.G; PEREIRA, E. da S. Construção da identidade de uma escola do campo: o caso da Escola Municipal Colônia Agrícola de Ceraíma. Anais da XVII Semana Acadêmica de Ensino, Pesquisa e Extensão – Universidade e Comunidade: em busca da transformação social v.1, nº. 1, 2016. ISSN – 2448-1319. Disponível em:<http://www.uneb.br/saepe/files/2016/01/20160027.pdf>. Acesso em: 15 jul. 2018.
MENDES, E. I. F, et al (Orgs). Memorial da educação de Guanambi. Guanambi: Gráfica Papel Bom. 2004.
MUYLAERT. C.J. Entrevistas narrativas: um importante recurso em pesquisa qualitativa. Revista Online USP. 2014. Disponível em:<http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v48nspe2/pt_0080-6234-reeusp-48-nspe2-00184.pdf>. Acesso em: 19 ago. 2018.
QUARESMA, S.J. Aprendendo a entrevistar: como fazer entrevistas em Ciências Sociais. Revista Eletrônica dos Pós-Graduandos em Sociologia Política da UFSC. Vol. 2 nº 1 (3), jan.jul. 2005. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/emtese/article/viewFile/%2018027/16976>. Acesso em: 15 jul. 2018.
UNEB. Relatório do projeto de extensão “Construção da identidade de uma escola do campo: o caso da Escola Municipal Colônia Agrícola de Ceraíma”. Departamento de Educação – DEDC XII, Núcleo de Pesquisa e Extensão – NUPEX, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista ComCiência, uma Revista multidisciplinar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.