A valorização do trabalho docente e os impactos na saúde em tempos de pandemia: uma revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v6.i8.p11-17Palavras-chave:
Docente, Saúde, PandemiaResumo
Nos dias de hoje, principalmente devido a pandemic e ao momento político caótico em que o Brasil se encontra, a desvalorização dos(as) profissionais da educação tem aumentado. O objetivo deste estudo consiste em avaliar a valorização do trabalho docente e identificar os impactos na saúde dos docentes em meio a pandemia através de estudos já publicados com essa temática. Foi conduzida no mês de julho e agosto de 2021 uma pesquisa eletrônica nas seguintes bases de dados: Scielo, Portal Capes, Gestrado e Google Acadêmico. Pode-se perceber que o ensino remoto agrava a precariedade das condições de trabalho, o que impacta diretamente na saúde do docente.
Downloads
Referências
ARAÚJO, S. C. L. G; YANNOU-LAS, S. C. Trabalho docente, femini-zação e pandemia. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 14, n. 30, p. 754-771, set./dez. 2020.
BARROS, Claudia Cristiane Andra-de; CARDOSO, Berta Leni Costa. A Educação no contexo da pandemia: reflexões acerca das condições de trabalho e saúde do profissional do-cente. In: XXV EPEN – Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste – Reunião Científica da ANPED. Fa-culdade de Educação da UFBA. Rea-lizada de 4 a 7 de novembro d 2020. P.1-8.
CARDOSO, Berta Leni Costa Cardo-so; CASTRO NETA, Abília Ana; RIBEIRO, Julia Cecilia de Oliveira. Condições de trabalho: a tônica do neoliberalismo na profissão docente. In: XXV EPEN – Encontro de Pes-quisa Educacional do Nordeste – Reunião Científica da ANPED. Fa-culdade de Educação da UFBA. Rea-lizada de 4 a 7 de novembro d 2020. P.1-9.
CARLOTTO, M. S., CÂMARA, S. G. Análise da produção científica sobre a Síndrome de Burnout no Bra-sil. PSICO, Porto Alegre, PUCRS, v. 39, n. 2, pp. 152-158, abr./jun. 2008.
CASTRO NETA, Abília Ana. A pre-carização do trabalho e os impactos para o processo de adoecimento da classe trabalhadora docente. 2020. 200 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universida-de Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Vitória da Conquista – Ba, 2020.
CASTRO NETA, Abília Ana; CAR-DOSO, Berta Leni Costa Cardoso; NUNES, Claudio Pinto. O Adoeci-mento Docente: um produto do capi-talismo. LES Linguagens, Educação, Sociedade. Teresina, Ano 25, n. 46, set./dez. 2020.
DRUCK, G. Trabalho, precarização e resistências: novos e velhos desafios? Cadernos CRH, Salvador, v. 24, p. 37-57, 2011.
FORATTINI, Cristina Damm.; LU-CENA, Carlos. Adoecimento e sofri-mento docente na perspectiva da precarização do trabalho. Laplage em Revista, Sorocaba, n. 2, v. 1, p. 32- 47, maio/ago. 2015.
FRANCO, Tânia; DRUCK, Graça; SELIGMANN-SILVA, Edith. As novas relações de trabalho, o desgaste mental do trabalhador e os transtor-nos mentais no trabalho precarizado. Revista Brasileira de Saúde Ocupa-cional, São Paulo, v. 35, n. 122, p. 229-248, jul. 2010.
GONÇALVES, Gustavo Bruno Bica-lho; GUIMARÃES, Jane Mary Me-deiros. Aulas remotas, escolas vazias e a carga de trabalho docente. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 14, n. 30, p. 772-787, set./dez. 2020.
HOFFMANN, C. et al. Prazer e so-frimento no trabalho docente: Brasil e Portugal. Educação e Pesquisa, São Paulo, 2019.
KERGOAT, Danièle. Divisão Sexual do trabalho e relações sociais de sexo. In: HIRATA, H. et al. (org.). Dicio-nário crítico do feminismo. São Pau-lo: Unesp, p. 67-75. 2009.
LENNERT, Ana Lúcia. Condições de trabalho do professor de Sociologia. Cadernos Cedes: Campinas, vol. 31, n. 85, p. 383-403, set./dez. 2011.
LIMA, Rita Lourdes. Docência e Serviço Social: condições de trabalho e saúde. Temporalis, v. 16, n. 31, p. 261-279, 2016.
OLIVEIRA, Dalila Andrade; PEREI-RA JUNIOR, Edmilson Antônio. Trabalho docente em tempos de pan-demia: mais um retrato da desigual-dade educacional brasileira. Retratos da Escola, v. 14, n. 30, p. 719-734, 2020.
PIOVEZAN, Patricia Regina. As polí-ticas educacionais e a precarização do trabalho docente no Brasil e em Portugal. 2017. 225 f. Tese (Douto-rado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação da Fa-culdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista, Marí-lia, 2017.
QUEIROZ, Maria de Fátima Ferreira; EMILIANE, Laiany Lara. Ser docente no século XXI: o trabalho em uma universidade pública brasileira. Katál, Florianópolis, v. 23, n. 3, p. 687-699, set./dez. 2020
REIS, Thiele Duarte; MARCH, Cláu-dia. Trabalho docente, saúde e gêne-ro: implicações da conjuntura políti-co-econômica na educação superior. Katál., Florianópolis, v.24, n. 2, p. 310-320, maio/ago. 2021.
RODRIGUES, A. M. S. et al. A tem-poralidade social do trabalho docente em universidade pública e a saúde. Ciência e Saúde Coletiva. p. 1829-1838, 2020.
SCHMIDT, Jelson Budal; LOPES, Francielle Maes; PEREIRA, Sabrina Luana. Impacto da pandemia no tra-balho docente no ensino superior. Monumenta, Joinville, V.1.n.2, p. 191-213, jul./dez., 2020.
SILVA, M. P.; BERNARDO, M. H.; SOUZA, H. A. Relação entre saúde mental e trabalho: a concepção de sindicalistas e possíveis formas de enfrentamento. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional, vol. 41, dez., 2016.
SOUZA, Adriana da Silva; BARROS, Claudia Cristiane Andrade; DUTRA, Franciny D’Esquivel; GUSMÃO, Risia Silva Chaves; CARDOSO, Ber-ta Leni Costa. Precarização do traba-lho docente: reflexões em tempos de pandemia e pós pandemia. Ensino e Perspectivas. Fortaleza, v. 2, n. 2, p. 1-23, 2021.
SOUZA, K. R. et al. Trabalho remo-to, saúde docente e greve virtual em cenário de pandemia. Trabalho, Edu-cação e Saúde, v. 19, 2021.
VASCONSELOS, Iana; LIMA, Rita Lourdes. Trabalho e saúde-adoecimento de docentes em univer-sidades públicas. Revista katálysis, Santa Catarina, mai./ago., 2021.
VELOSO, Braian Garrito; MILL, Daniel. Precarização do Trabalho Docente na Educação a Distância: elementos para pensar a valorização da docência virtual. Educação em foco, p. 111-132, 2018.
WU, Di; WU, Tiantian; LIU, Qun; YANG, Zhicong. The SARS-CoV-2 outbreak: what we know. Interna-tional Journal Of Infectious Diseases. Amsterdã, p. 44-48. abr. 2020. Dis-ponível em: https://doi.org/10.1016/j.ijid.2020.03.004. Acesso em: 05 jul. 2021. Tradu-zido por Flávia Renata Ropelatto Pires e Sofia Mitsue Ishie.
ZAIDAN, J. M.; GALVÃO, A. C. “COVID19 e os abutres do setor edu-cacional: a superexploração da força de trabalho escancarada”. In: AU-GUSTO, C. B.; SANTOS, R. D. (orgs.). Pandemias e pandemônio no Brasil. São Paulo: Instituto Defesa da Classe Trabalhadora, 2020. P. 261-278.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista ComCiência, uma Revista multidisciplinar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.