Escola Municipal Colônia Agrícola de Ceraíma: história e significados para a comunidade

Autores

  • Tatyanne Gomes Marques Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Renilce Pereira Rede Municipal de Educação do Município de Guanambi
  • Eugênia da Silva Pereira Universidade do Estado da Bahia - UNEB

DOI:

https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v5i2.p55-64

Palavras-chave:

Educação do Campo, Estudo de caso, Identidade

Resumo

Esta pesquisa ocorreu na Escola Municipal Colônia Agrícola no distrito de Ceraíma em Guanambi/BA. Trata-se de um estudo de caso de caráter qualitativo cujos objetivos foram conhecer a história da escola; compreender como a mesma se transformou em uma escola do campo e qual o significado para a comunidade. A coleta de dados usou entrevistas narrativas e análise documental. As entrevistas foram realizadas com moradores da comunidade, professores, funcionárias e com a diretora, bem como com uma funcionária da Codevasf. A análise documental se deu através da leitura do Memorial da educação de Guanambi, Projeto Político Pedagógico; relatório do projeto de extensão da Uneb desenvolvido em 2014. O estudo aponta que a instituição tem um notável prestígio na comunidade e que seus moradores têm suas trajetórias de vida vinculadas a ela. Observou-se que apesar dos desafios a escola se mostrou resistente, integrada com a comunidade e preocupada com suas raízes, com as gerações atuais e futuras.

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Publicado

2023-05-31

Como Citar

MARQUES, T. G. .; PEREIRA, R. .; PEREIRA, E. da S. . Escola Municipal Colônia Agrícola de Ceraíma: história e significados para a comunidade. Revista ComCiência, uma Revista multidisciplinar, [S. l.], v. 4, n. 5, p. 55–64, 2023. DOI: 10.36112/issn2595-1890.v5i2.p55-64. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/comciencia/article/view/17536. Acesso em: 22 dez. 2024.