APONTAMENTOS SOBRE RAÇA, IDENTIDADES E ENUNCIAÇÃO DA DIFERENÇA
DOI:
https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.2020.v3.n5.11-24Resumo
O presente ensaio busca articular a discussão sobre identidade e a noção de raça, investindo na compreensão da complexidade desses termos quando colocados em relação. Se, como se sabe, a raça não pode ser entendida como um dado explicativo da natureza, sendo, portanto, um construto social, há que se pensar sobre ele. O que fazer com a noção de raça, mola propulsora do racismo, tão fortemente enfatizada pelos sujeitos sociais concretos? Evidentemente, esta não é uma questão que suporte resposta imediata e nem este ensaio – como nenhum outro – teria como dar conta de questão de tamanha envergadura. No entanto, fazer apontamentos e recuperar aspectos importantes em torno da questão é um exercício sobre o qual devemos nos debruçar, ainda que a título de convite para reflexão. Admitindo as armadilhas e limites oferecidos pela noção de raça no jogo das relações de alteridade, este ensaio propõe que se pense a questão em termos de enunciação da diferença, entendendo o dilema das identidades enquanto processo político gerado em repertórios de poder.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que encaminham os textos para a submissão nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Ao encaminharem os textos para a revista implica na autorização dos autores para a publicação.
- A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista. Autores mantém os direitos autorais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- A revista RECS estimula e permite que os autores publiquem e distribuam seu trabalho em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
- A reprodução total ou parcial dos artigos desta revista é permitida desde que citada à fonte de publicação original.
O conteúdo dos artigos é de estrita responsabilidade de seus autores, os mesmos ao submeterem assumem a responsabilidade de todo o conteúdo fornecido na submissão, e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.