VISÕES SOBRE A EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICAS
um olhar para as populações em situação de deslocamento
DOI:
https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.2021.v4.n6.120-136Palavras-chave:
Antropologia. Educação. Relações étnicas. Deslocamento social. Populações tradicionaisResumo
Este artigo trata de uma análise antropológica apontando novas alternativas pedagógicas de pensar a Educação para as relações étnicas com populações em situação de deslocamento, respectivamente com atingidos por barragem. Discute demandas atuais em torno da educação, repensando novas demandas sociais em articulação com as relações étnico-raciais com vista a representações coletivas, bem como reúne reflexões gerais e abordagens teóricas e pedagógicas possíveis. Nos caminhos para o estudo, as primeiras reflexões surgiram a partir de experiências pedagógicas de extensão pedagógica em escola de reassentamento de atingidos por barragem, nesse cenário foi percebido a relevância do estudo enquanto uma percepção analítica com o público envolvido. Já nos passos etnográficos foram guiados por pesquisa bibliográfica e legislação brasileira sobre o tema. Ao concluir as análises, a extensão pedagógica permitiu reunir elementos em torno de uma perspectiva educativa necessária como consistindo em repensar a realidade de populações em situação de deslocamento dentro da sociedade brasileira ao mesmo tempo no combate às desigualdades sociais.
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