VISÕES SOBRE A EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICAS

um olhar para as populações em situação de deslocamento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.2021.v4.n6.120-136

Palavras-chave:

Antropologia. Educação. Relações étnicas. Deslocamento social. Populações tradicionais

Resumo

 

Este artigo trata de uma análise antropológica apontando novas alternativas pedagógicas de pensar a Educação para as relações étnicas com populações em situação de deslocamento, respectivamente com atingidos por barragem. Discute demandas atuais em torno da educação, repensando novas demandas sociais em articulação com as relações étnico-raciais com vista a representações coletivas, bem como reúne reflexões gerais e abordagens teóricas e pedagógicas possíveis. Nos caminhos para o estudo, as primeiras reflexões surgiram a partir de experiências pedagógicas de extensão pedagógica em escola de reassentamento de atingidos por barragem, nesse cenário foi percebido a relevância do estudo enquanto uma percepção analítica com o público envolvido. Já nos passos etnográficos foram guiados por pesquisa bibliográfica e legislação brasileira sobre o tema. Ao concluir as análises, a extensão pedagógica permitiu reunir elementos em torno de uma perspectiva educativa necessária como consistindo em repensar a realidade de populações em situação de deslocamento dentro da sociedade brasileira ao mesmo tempo no combate às desigualdades sociais.

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Biografia do Autor

GIVANILTON DE ARAÚJO BARBOSA, PPGA/UFPB

Mestrando em Antropologia Social pelo Programa de Pós-Graduação de Antropologia Social (PPGA/UFPB), é Licenciado em Ciências Sociais e membro do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Cultura, Sociedade e Ambiente (GIPCSA) todos pela Universidade Federal da Paraíba. givaniltonbarbosa10@gmail.com

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Publicado

2020-12-09

Como Citar

BARBOSA, G. D. A. (2020). VISÕES SOBRE A EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICAS: um olhar para as populações em situação de deslocamento. Revista Educação E Ciências Sociais, 4(6), 120–136. https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.2021.v4.n6.120-136