VISÕES SOBRE A EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICAS
um olhar para as populações em situação de deslocamento
DOI:
https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.2021.v4.n6.120-136Palavras-chave:
Antropologia. Educação. Relações étnicas. Deslocamento social. Populações tradicionaisResumo
Este artigo trata de uma análise antropológica apontando novas alternativas pedagógicas de pensar a Educação para as relações étnicas com populações em situação de deslocamento, respectivamente com atingidos por barragem. Discute demandas atuais em torno da educação, repensando novas demandas sociais em articulação com as relações étnico-raciais com vista a representações coletivas, bem como reúne reflexões gerais e abordagens teóricas e pedagógicas possíveis. Nos caminhos para o estudo, as primeiras reflexões surgiram a partir de experiências pedagógicas de extensão pedagógica em escola de reassentamento de atingidos por barragem, nesse cenário foi percebido a relevância do estudo enquanto uma percepção analítica com o público envolvido. Já nos passos etnográficos foram guiados por pesquisa bibliográfica e legislação brasileira sobre o tema. Ao concluir as análises, a extensão pedagógica permitiu reunir elementos em torno de uma perspectiva educativa necessária como consistindo em repensar a realidade de populações em situação de deslocamento dentro da sociedade brasileira ao mesmo tempo no combate às desigualdades sociais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que encaminham os textos para a submissão nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Ao encaminharem os textos para a revista implica na autorização dos autores para a publicação.
- A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista. Autores mantém os direitos autorais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- A revista RECS estimula e permite que os autores publiquem e distribuam seu trabalho em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
- A reprodução total ou parcial dos artigos desta revista é permitida desde que citada à fonte de publicação original.
O conteúdo dos artigos é de estrita responsabilidade de seus autores, os mesmos ao submeterem assumem a responsabilidade de todo o conteúdo fornecido na submissão, e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.