A QUESTÃO DA CIENTIFICIDADE DA PESQUISA (SOCIAL)

Autores

Resumo

Este trabalho propõe inicialmente uma crítica da pesquisa social, através de uma análise histórico descritiva da questão científica, tentando compreender suas transformações e consequentes implicações para o conhecimento e para a pesquisa social. Em seguida faz uma discussão da abordagem qualitativa considerando a questão da neutralidade e da objetividade, através de uma análise epistemológico analítica das implicações da emergente subjetividade no campo das pesquisas sociais, em especial, no campo das Ciências Sociais. Por fim, apresenta ponderações acerca de estratégias no sentido de questionar a legitimidade das pesquisas sociais qualitativas tanto dentro do campo das Ciências Sociais quanto no quadro amplo das pesquisas em ciências humanas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Howes Neto, Universidade Federal do Pampa

Graduado em Ciências Sociais/bacharelado e em Sociologia/licenciatura. Mestre em Ciências Sociais, doutor em Educação. 

Professor de Teoria Social do Curso de Gestão Pública e no Programa de Pós-Graduação/mestrado da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Pesquisador do Kairós - Grupo de estudos e pesquisas em trabalho, educação e Políticas Públicas, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Downloads

Publicado

2020-06-03

Como Citar

HOWES NETO, G. A QUESTÃO DA CIENTIFICIDADE DA PESQUISA (SOCIAL). Revista Educação e Ciências Sociais, [S. l.], v. 3, n. 4, p. 7–21, 2020. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/cienciassociais/article/view/7955. Acesso em: 20 jan. 2025.