A QUESTÃO DA CIENTIFICIDADE DA PESQUISA (SOCIAL)
Resumo
Este trabalho propõe inicialmente uma crítica da pesquisa social, através de uma análise histórico descritiva da questão científica, tentando compreender suas transformações e consequentes implicações para o conhecimento e para a pesquisa social. Em seguida faz uma discussão da abordagem qualitativa considerando a questão da neutralidade e da objetividade, através de uma análise epistemológico analítica das implicações da emergente subjetividade no campo das pesquisas sociais, em especial, no campo das Ciências Sociais. Por fim, apresenta ponderações acerca de estratégias no sentido de questionar a legitimidade das pesquisas sociais qualitativas tanto dentro do campo das Ciências Sociais quanto no quadro amplo das pesquisas em ciências humanas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que encaminham os textos para a submissão nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Ao encaminharem os textos para a revista implica na autorização dos autores para a publicação.
- A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista. Autores mantém os direitos autorais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- A revista RECS estimula e permite que os autores publiquem e distribuam seu trabalho em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
- A reprodução total ou parcial dos artigos desta revista é permitida desde que citada à fonte de publicação original.
O conteúdo dos artigos é de estrita responsabilidade de seus autores, os mesmos ao submeterem assumem a responsabilidade de todo o conteúdo fornecido na submissão, e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.