ALFORRIAS EM RIACHÃO DO JACUÍPE-BAHIA NAS ÚLTIMAS DÉCADAS DA ESCRAVIDÃO: DO COSTUME À LEGALIDADE
DOI:
https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.2019.v2.n3.7-23Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar as alforrias e suas especificidades no sertão dos Tocós, precisamente em Riachão do Jacuípe e Conceição do Coité, sertão da Bahia, entre 1850 a 1888. Tendo em vista que durante este período, o governo brasileiro adota medidas importantes que irão impactar no sistema escravista do Brasil, a exemplo da criação das leis emancipacionistas, que visavam uma abolição lenta, gradual e segura, em especial a Lei do Ventre Livre, aprovada em 1871, buscamos perceber as transformações em torno da política de alforrias ao longo desse período e as estratégias acionadas pelos sujeitos escravizados em busca da liberdade, para tanto, nos debruçamos sobre as abordagens teórico-metodológicas da história social e da micro-história, a fim de investigar a agência dos libertandos nas alforrias coligidas, a partir dos registros de batismo, livros de notas e inventários, e as peculiaridades destas em relação a outros espaços sociais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que encaminham os textos para a submissão nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Ao encaminharem os textos para a revista implica na autorização dos autores para a publicação.
- A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista. Autores mantém os direitos autorais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- A revista RECS estimula e permite que os autores publiquem e distribuam seu trabalho em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
- A reprodução total ou parcial dos artigos desta revista é permitida desde que citada à fonte de publicação original.
O conteúdo dos artigos é de estrita responsabilidade de seus autores, os mesmos ao submeterem assumem a responsabilidade de todo o conteúdo fornecido na submissão, e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.