ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA-AFRO-BRASILEIRA NO ENSINO MÉDIO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

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Resumo

O presente artigo analisa como o Ensino de História e Cultura afro-brasileira no ensino médio, última etapa da Educação Básica, é tratada na Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Para isso, realizamos uma pesquisa documental e bibliográfica sobre o tema e examinamos as implicações do novo currículo proposto pela BNCC para o Ensino Médio e as perspectivas para a aplicabilidade da Lei 10.639/2003 diante desse contexto da educação brasileira. Esta lei que obriga o Ensino de História e Cultura afro-brasileira na Educação Básica, inclusive na disciplina de História, tem demonstrado nos últimos anos certo êxito, porém, com a Reforma do Ensino Médio, consolidada recentemente pela BNCC. As expectativas não são as melhores, podendo haver mais retrocessos na qualidade do ensino e aprendizagem nesta etapa que sucesso, além de suscitar a desvalorização dos profissionais da educação.

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Publicado

2020-06-03

Como Citar

FERREIRA, E. M. ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA-AFRO-BRASILEIRA NO ENSINO MÉDIO DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista Educação e Ciências Sociais, [S. l.], v. 3, n. 4, p. 69–83, 2020. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/cienciassociais/article/view/7862. Acesso em: 7 nov. 2024.