EDUCAÇÃO DE SURDOS NO CONTEXTO RURAL: A REALIDADE DE UMA ESCOLA INCLUSIVA
Resumo
Em vistas a contribuir para uma maior reflexão acerca da educação de surdos no contexto rural, o presente artigo visa discutir sobre o papel da escola regular para a transformação da sociedade, assim como os desafios e as possibilidades para a educação de surdos, partindo do estudo de caso de uma escola localizada na zona rural da cidade de Conceição do Coité, na Bahia. Por meio de uma análise qualitativa de fontes como entrevistas com os sujeitos do processo educacional, o projeto político da escola e arquivos visuais da mesma, foi possível traçar as principais dificuldades no âmbito da educação de surdos, assim como entender como propostas pedagógicas podem potencializar o aprendizado e como o trabalho em parceria pode contribuir para a superação da eliminação de barreiras educativas e a construção de uma escola inclusiva. Constata-se que é possível por meio de ações inclusivas enriquecer ainda mais o repertório de conhecimentos tanto de surdos quanto de ouvintes, ao passo em que se permite a socialização entre todos os atores da escola, favorecendo uma educação ativa e participativa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que encaminham os textos para a submissão nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Ao encaminharem os textos para a revista implica na autorização dos autores para a publicação.
- A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista. Autores mantém os direitos autorais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- A revista RECS estimula e permite que os autores publiquem e distribuam seu trabalho em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
- A reprodução total ou parcial dos artigos desta revista é permitida desde que citada à fonte de publicação original.
O conteúdo dos artigos é de estrita responsabilidade de seus autores, os mesmos ao submeterem assumem a responsabilidade de todo o conteúdo fornecido na submissão, e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.