USO DO CELULAR COMO INTERFACE PEDAGÓGICA PARA MEDIAR A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA EJA
Resumo
Este estudo é o resultado de uma pesquisa realizada com os estudantes do Ensino Fundamental noturno, da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), com o intuito de diagnosticar os motivos e desdobramentos do uso dos aparelhos celulares nas aulas pelos estudantes jovens e adultos; refletir sobre as possibilidades do uso do celular como interface pedagógica para mediar a construção do conhecimento na EJA e propor algumas alternativas de como explorar os recursos didáticos de um telefone celular em turmas de EJA. Na pesquisa de campo utilizou-se como instrumento de recolha dos dados a observação indireta através da roda de conversa com um roteiro medianamente estruturado, aplicação das oficinas, as notas de campo e os registros fotográficos. Os principais resultados obtidos foram os seguintes: ficou evidente que no município de Serrinha não há leis e regulamentos escolares na rede pública municipal que proíbem o uso dos aparelhos celulares na escola, entretanto, é o (a) professor (a) que determina as regras de uso na sala de aula. Constatou-se também que, os estudantes jovens e adultos quando estão em aula vaga ou entediados com as aulas usam seus celulares para ouvirem músicas, assistirem vídeos, entrarem nas redes sociais para comunicar-se. Cabe a escola, portanto, compreender as questões culturais e sociais relativas a este comportamento habitual dos jovens e adultos e que o uso perspicaz da tecnologia na sala de aula pode favorecer um ambiente de aprendizado mais colaborativo e envolvente para os estudantes jovens e adultos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2020-06-03
Como Citar
MEDEIROS OVÍDIO, M. F. C.; OLIVEIRA, M. O. M.; AMORIM, A. USO DO CELULAR COMO INTERFACE PEDAGÓGICA PARA MEDIAR A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA EJA. Revista Educação e Ciências Sociais, [S. l.], v. 3, n. 4, p. 130–142, 2020. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/cienciassociais/article/view/7790. Acesso em: 19 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que encaminham os textos para a submissão nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Ao encaminharem os textos para a revista implica na autorização dos autores para a publicação.
- A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista. Autores mantém os direitos autorais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- A revista RECS estimula e permite que os autores publiquem e distribuam seu trabalho em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
- A reprodução total ou parcial dos artigos desta revista é permitida desde que citada à fonte de publicação original.
O conteúdo dos artigos é de estrita responsabilidade de seus autores, os mesmos ao submeterem assumem a responsabilidade de todo o conteúdo fornecido na submissão, e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.