USO DO CELULAR COMO INTERFACE PEDAGÓGICA PARA MEDIAR A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA EJA
Resumo
Este estudo é o resultado de uma pesquisa realizada com os estudantes do Ensino Fundamental noturno, da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), com o intuito de diagnosticar os motivos e desdobramentos do uso dos aparelhos celulares nas aulas pelos estudantes jovens e adultos; refletir sobre as possibilidades do uso do celular como interface pedagógica para mediar a construção do conhecimento na EJA e propor algumas alternativas de como explorar os recursos didáticos de um telefone celular em turmas de EJA. Na pesquisa de campo utilizou-se como instrumento de recolha dos dados a observação indireta através da roda de conversa com um roteiro medianamente estruturado, aplicação das oficinas, as notas de campo e os registros fotográficos. Os principais resultados obtidos foram os seguintes: ficou evidente que no município de Serrinha não há leis e regulamentos escolares na rede pública municipal que proíbem o uso dos aparelhos celulares na escola, entretanto, é o (a) professor (a) que determina as regras de uso na sala de aula. Constatou-se também que, os estudantes jovens e adultos quando estão em aula vaga ou entediados com as aulas usam seus celulares para ouvirem músicas, assistirem vídeos, entrarem nas redes sociais para comunicar-se. Cabe a escola, portanto, compreender as questões culturais e sociais relativas a este comportamento habitual dos jovens e adultos e que o uso perspicaz da tecnologia na sala de aula pode favorecer um ambiente de aprendizado mais colaborativo e envolvente para os estudantes jovens e adultos.Downloads
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Publicado
2020-06-03
Como Citar
MEDEIROS OVÍDIO, M. F. C.; OLIVEIRA, M. O. M.; AMORIM, A. USO DO CELULAR COMO INTERFACE PEDAGÓGICA PARA MEDIAR A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA EJA. Revista Educação e Ciências Sociais, [S. l.], v. 3, n. 4, p. 130–142, 2020. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/cienciassociais/article/view/7790. Acesso em: 11 out. 2024.
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Artigos
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