USO DO CELULAR COMO INTERFACE PEDAGÓGICA PARA MEDIAR A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA EJA

Autores

  • Madryracy Ferreira Coutinho Medeiros Ovídio Universidade do Estado da Bahia - Uneb Departamento de Educação - Campus XI
  • Maria Olivia Matos Oliveira Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Antonio Amorim Universidade do Estado da Bahia - UNEB Pós-graduação Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos ( MPEJA)

Resumo

Este estudo é o resultado de uma pesquisa realizada com os estudantes do Ensino Fundamental noturno, da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), com o intuito de diagnosticar os motivos e desdobramentos do uso dos aparelhos celulares nas aulas pelos estudantes jovens e adultos; refletir sobre as possibilidades do uso do celular como interface pedagógica para mediar a construção do conhecimento na EJA e propor algumas alternativas de como explorar os recursos didáticos de um telefone celular em turmas de EJA. Na pesquisa de campo utilizou-se como instrumento de recolha dos dados a observação indireta através da roda de conversa com um roteiro medianamente estruturado, aplicação das oficinas, as notas de campo e os registros fotográficos. Os principais resultados obtidos foram os seguintes: ficou evidente que no município de Serrinha não há leis e regulamentos escolares na rede pública municipal que proíbem o uso dos aparelhos celulares na escola, entretanto, é o (a) professor (a) que determina as regras de uso na sala de aula. Constatou-se também que, os estudantes jovens e adultos quando estão em aula vaga ou entediados com as aulas usam seus celulares para ouvirem músicas, assistirem vídeos, entrarem nas redes sociais para comunicar-se. Cabe a escola, portanto, compreender as questões culturais e sociais relativas a este comportamento habitual dos jovens e adultos e que o uso perspicaz da tecnologia na sala de aula pode favorecer um ambiente de aprendizado mais colaborativo e envolvente para os estudantes jovens e adultos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Madryracy Ferreira Coutinho Medeiros Ovídio, Universidade do Estado da Bahia - Uneb Departamento de Educação - Campus XI

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade - PPGEduC/UNEB. Mestrado em Educação de Jovens e Adultos_ MPEJA/UNEB. Especialista em Supervisão Escolar - UEFS. Professora Auxiliar da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) . Coordenadora de Pesquisa e Estágio em Espaços Não Escolares, Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Pesquisadora dos Grupos de Pesquisa Gestão, Organização, Tecnologias e Políticas Públicas em Educação - GP-GEPE e Teoria Social e Projeto Político Pedagógico - TSPPP/PPGEduc-UNEB. 

LinK do Curriculo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/4246198264632681

Maria Olivia Matos Oliveira, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Professora do DEDCI e da Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC) e do Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA), da Universidade do Estado da Bahia. Pesquisadora de processos formativos a distância e tecnologias aplicadas a Educação Uma das líderes do grupo de pesquisa: Sociedade em Rede, Pluralidade e Conteúdos Digitais Educacionais.

Antonio Amorim, Universidade do Estado da Bahia - UNEB Pós-graduação Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos ( MPEJA)

Professor Titular Pleno da Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA). Líder do Grupo de Pesquisa Gestão, Organização e Política Públicas em Educação – GP- GEPE.

Downloads

Publicado

2020-06-03

Como Citar

Medeiros Ovídio, M. F. C., Oliveira, M. O. M., & Amorim, A. (2020). USO DO CELULAR COMO INTERFACE PEDAGÓGICA PARA MEDIAR A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA EJA. Revista Educação E Ciências Sociais, 3(4), 130–142. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/cienciassociais/article/view/7790