DISCUTINDO A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) PARA OS SISTEMAS PRISIONAL E SOCIOEDUCATIVO
Resumo
A formação de professores para todas as etapas da Educação Básica é compromisso público de Estado e deve estar voltada para a promoção da emancipação dos sujeitos e grupos sociais, atenta ao reconhecimento e a valorização na observância da diversidade e contrária a toda forma de discriminação. Que tipo de formação é necessária para o professor que atua na Educação de Jovens e Adultos com sujeitos em situação de restrição ou privação de liberdade? Quais são finalidades e quais são pedagogias do professor da EJA prisional ou sistema socioeducativo? São questões que se fazem imperativas nesta trajetória de análise de como o direito fundamental a educação vem sendo atendido para os sujeitos encarcerados. Na fundamentação teórica-conceitual, o eixo da discussão é a formação de professor e a Educação de Jovens e Adultos prisional e socioeducativa, a partir dos autores: Freire (2004, 2000), Adorno (2011), Giroux (1997), Arroyo (2017, 2014, 2011, 2008, 2005). O próprio professor necessita de formação específica para essa modalidade de ensino. Partindo da importância da formação continuada para qualificar a sua prática e atuação e para o aprimoramento dos conhecimentos adquiridos com a reflexão cotidiana.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que encaminham os textos para a submissão nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Ao encaminharem os textos para a revista implica na autorização dos autores para a publicação.
- A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista. Autores mantém os direitos autorais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- A revista RECS estimula e permite que os autores publiquem e distribuam seu trabalho em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
- A reprodução total ou parcial dos artigos desta revista é permitida desde que citada à fonte de publicação original.
O conteúdo dos artigos é de estrita responsabilidade de seus autores, os mesmos ao submeterem assumem a responsabilidade de todo o conteúdo fornecido na submissão, e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.