POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS: A UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL (UAB) E UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB) A PARTIR DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA EAD
Resumo
Este artigo apresenta os resultados da formalização e expansão dos cursos universitários da modalidade de Educação a Distância (EAD) na Universidade do Estado da Bahia (UNEB) através da Universidade Aberta do Brasil (UAB), entre os anos de 2006 e de 2016, exemplifica-se o Curso de Especialização em Gestão Pública como parte dessa expansão da Educação Superior na Bahia. O estudo partiu do questionamento: Quais os resultados na expansão da EAD na UNEB e no curso de Especialização em Gestão Pública da mesma? O aporte da discussão é a legislação que regulamenta a educação à distância no Brasil, a partir da criação da Universidade Aberta do Brasil (UAB) como política pública de expansão, democratização e interiorização da Educação Superior pública. A metodologia utilizada foi a pesquisa exploratória na UNEB com estudo de caso do Curso de Especialização em Gestão Pública. Verificou-se que os cursos superiores a distância promovidos pelo sistema UAB trazem importantes avanços para a educação; contudo, eles também apresentam algumas limitações (espaço físicos, laboratórios e bibliotecas sem funcionamentos plenos). Concluiu-se que o curso de Especialização em Gestão Pública em suas 3 (três) ofertas que ocorreram nos anos de 2010, 2011 e 2014, ofereceu um total de 716 vagas e teve um percentual médio de 65% de concluintes.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2020-06-03
Como Citar
OLIVEIRA, F. V.; PEREIRA, A. dos S. POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS: A UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL (UAB) E UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB) A PARTIR DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA EAD. Revista Educação e Ciências Sociais, [S. l.], v. 3, n. 4, p. 97–115, 2020. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/cienciassociais/article/view/7609. Acesso em: 19 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que encaminham os textos para a submissão nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Ao encaminharem os textos para a revista implica na autorização dos autores para a publicação.
- A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista. Autores mantém os direitos autorais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- A revista RECS estimula e permite que os autores publiquem e distribuam seu trabalho em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
- A reprodução total ou parcial dos artigos desta revista é permitida desde que citada à fonte de publicação original.
O conteúdo dos artigos é de estrita responsabilidade de seus autores, os mesmos ao submeterem assumem a responsabilidade de todo o conteúdo fornecido na submissão, e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.