A ARTE CIRCENSE COMO INTRUMENTO EDUCACIONAL NO MEIO RURAL: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA
Resumo
Reconhecer a especificidade da Educação do Campo é buscar equacionar o direito para os sujeitos que vivem nesses espaços, superando o olhar estereotipado e estabelecendo novos caminhos para construção de uma educação que respeite os povos do campo. Nessa perspectiva, este trabalho evidencia as enriquecedoras experiências que nasceram do projeto: “Iniciação às Artes Circenses”, que foi realizado no Circo Rural Picolino localizado na Fazenda Sete Brejos, no município de Jiquiriçá – Bahia. Tal projeto foi realizado com 40 crianças e adolescentes com faixa etária entre 07 a 17 anos, objetivando tanto a valorização do campo como espaço cultural quanto da arte circense como ferramenta educacional. Desse modo, foram desenvolvidas diversas atividades que englobaram elementos circenses, teatro, dança e oficinas pedagógicas, objetivando conhecer a história do município, proporcionando a montagem de um espetáculo como resultado dos trabalhos desenvolvidos ao longo do projeto. Para verificação da eficácia de tais atividades entrevistamos 10 (dez) participantes do projeto, cujos resultados apontaram a relevância do desenvolvimento da arte circense como elemento pedagógico para o trabalho com os estudantes do campo, bem como o impacto disso na vida social destes. O projeto em questão, portanto, deixa claro a importância que uma determinada cultura, no caso a circense, propicia enquanto atividade lúdica pedagógica no processo de ensino aprendizagem, bem como a autoestima e melhoria da convivência das crianças e jovens do campo a partir da manifestação e valorização de suas ruralidades.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que encaminham os textos para a submissão nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Ao encaminharem os textos para a revista implica na autorização dos autores para a publicação.
- A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista. Autores mantém os direitos autorais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- A revista RECS estimula e permite que os autores publiquem e distribuam seu trabalho em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
- A reprodução total ou parcial dos artigos desta revista é permitida desde que citada à fonte de publicação original.
O conteúdo dos artigos é de estrita responsabilidade de seus autores, os mesmos ao submeterem assumem a responsabilidade de todo o conteúdo fornecido na submissão, e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.