VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Resumo
Este artigo faz uma análise do livro didático de português da coleção Tempo de Aprender, 6º ao 9º ano, das classes de Educação de Jovens e Adultos, livros pertencentes ao Programa Nacional do Livro Didático para a Educação de Jovens e Adultos - PNLDEJA de 2011. Com o objetivo de investigar a abordagem de variação linguística esta pesquisa procurou relacionar as três formas de estudo da variação linguística, apontadas por Dionísio e Bezerra (2005), nos livros didáticos de língua portuguesa. Para tanto os procedimentos metodológicos utilizados foram fundamentados num constructo teórico da sociolinguística, e baseados nos estudos de Bortoni-Ricardo (2004, 2005), Callou (2007) Marcuschi (2001), Rocha (2013), Bagno, Stubbs e Gagné (2002) e principalmente Dionísio e Bezerra (2005) e Bagno (2007), com discussões sobre a variação linguística, seus conceitos e pressupostos. Por meio das análises, pode ser verificado que os livros didáticos avaliados abordam a variação linguística com bastantes limitações no que se refere aos conceitos dos teóricos utilizados.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que encaminham os textos para a submissão nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Ao encaminharem os textos para a revista implica na autorização dos autores para a publicação.
- A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista. Autores mantém os direitos autorais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- A revista RECS estimula e permite que os autores publiquem e distribuam seu trabalho em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
- A reprodução total ou parcial dos artigos desta revista é permitida desde que citada à fonte de publicação original.
O conteúdo dos artigos é de estrita responsabilidade de seus autores, os mesmos ao submeterem assumem a responsabilidade de todo o conteúdo fornecido na submissão, e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.