VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

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Resumo

Este artigo faz uma análise do livro didático de português da coleção Tempo de Aprender, 6º ao 9º ano, das classes de Educação de Jovens e Adultos, livros pertencentes ao Programa Nacional do Livro Didático para a Educação de Jovens e Adultos - PNLDEJA de 2011. Com o objetivo de investigar a abordagem de variação linguística esta pesquisa procurou relacionar as três formas de estudo da variação linguística, apontadas por Dionísio e Bezerra (2005), nos livros didáticos de língua portuguesa. Para tanto os procedimentos metodológicos utilizados foram fundamentados num constructo teórico da sociolinguística, e baseados nos estudos de Bortoni-Ricardo (2004, 2005), Callou (2007) Marcuschi (2001), Rocha (2013), Bagno, Stubbs e Gagné (2002) e principalmente Dionísio e Bezerra (2005) e Bagno (2007), com discussões sobre a variação linguística, seus conceitos e pressupostos. Por meio das análises, pode ser verificado que os livros didáticos avaliados abordam a variação linguística com bastantes limitações no que se refere aos conceitos dos teóricos utilizados.

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Publicado

2018-12-28

Como Citar

SANTOS, K. da S. VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Revista Educação e Ciências Sociais, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 154–168, 2018. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/cienciassociais/article/view/5450. Acesso em: 19 nov. 2024.