VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores

Resumo

Este artigo faz uma análise do livro didático de português da coleção Tempo de Aprender, 6º ao 9º ano, das classes de Educação de Jovens e Adultos, livros pertencentes ao Programa Nacional do Livro Didático para a Educação de Jovens e Adultos - PNLDEJA de 2011. Com o objetivo de investigar a abordagem de variação linguística esta pesquisa procurou relacionar as três formas de estudo da variação linguística, apontadas por Dionísio e Bezerra (2005), nos livros didáticos de língua portuguesa. Para tanto os procedimentos metodológicos utilizados foram fundamentados num constructo teórico da sociolinguística, e baseados nos estudos de Bortoni-Ricardo (2004, 2005), Callou (2007) Marcuschi (2001), Rocha (2013), Bagno, Stubbs e Gagné (2002) e principalmente Dionísio e Bezerra (2005) e Bagno (2007), com discussões sobre a variação linguística, seus conceitos e pressupostos. Por meio das análises, pode ser verificado que os livros didáticos avaliados abordam a variação linguística com bastantes limitações no que se refere aos conceitos dos teóricos utilizados.

Downloads

Referências

BAGNO, Marcos. Nada na língua é por acaso: por uma pedagogia da variação linguística. São Paulo: Parábola, 2007.

______; STUBBS, Michael; GAGNÉ, Gilles. Língua Materna: letramento, variação & ensino. São Paulo: Parábola, 2002.BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Educação em língua materna: a sociolinguística na sala de aula. São Paulo: Parábola, 2004.

_______. Nós cheguemu na escola e agora? sociolinguística e educação. São Paulo: Parábola, 2005.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm Acessado em 18 de junho de2018.

______. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Brasília: 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/eja/legislacao/parecer_11_2000.pdf Acessado em 18 de março de 2015.

______. Ministério da Educação. Decreto-Lei nº 5.692/71. Brasília, 1971. Disponível em: http://www.educacao.salvador.ba.gov.br/site/documentos/espaco-virtual/espaco-legislacao/EDUCACIONAL/NACIONAL/ldb%20n%C2%BA%205692-1971.pdf Acessado em 18 de março de 2015.

______. Parecer 669/72. Brasília. 1972.

CALLOU, Dinah. Gramática, variação e mudança. In: VIEIRA, Silvia Rodrigues; BRANDÂO, Silvia Figueredo (Orgs). Ensino de Gramática. São Paulo: Contexto, 2007. p.13-54.

CARVALHO, Marlene. Primeiras letras: alfabetização de jovens e adultos em espaços populares. São Paulo: Ática, 2010.

DIONÍSIO, Ângela Paiva; BEZERRA, Maria Auxiliadora (orgs). O livro didático de português: múltiplos olhares. 2.ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: a história da violência nas prisões. Petrópolis: Vozes, 2009.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à pratica docente. São Paulo, Paz e Terra, 1997.

______. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.

ILARI, Rodolfo; BASO, Renato. O português da gente: a língua que estudamos a língua que falamos. São Paulo: Contexto, 2006.

LAKATOS, Eva Maria. Sociologia geral. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1981.

_____; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5ed. São Paulo: Atlas 2003.

MARQUES, Mario Osorio. Educação/Interlocução, Aprendizagem/Reconstrução de Saberes. Ijuí: Editora UNIJUI, 1996.

MATTOS E SILVA. Rosa Virgínea. O português são dois: novas fronteiras, velhos problemas. São Paulo: Parábola, 2004.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. São Paulo: Cortez,2001.

MUSSALIM, Fernanda; BENTES, Anna Christina (Orgs.). Introdução à linguística: domínios e fronteiras. V.1. São Paulo: Cortez, 2008.

PNLDEJA. Coleção Tempo de Aprender: Segundo segmento do ensino fundamental. Volume 1 e 3. São Paulo: IBEP, 2009. (manual do professor).

ROCHA, Raimundo Nonato Araújo da. A História ensinada para jovens e adultos pelos livros didáticos: uma análise dos livros aprovados pelo PNLDEJA/2011 para o segundo segmento do ensino fundamental. XXVII Simpósio Nacional de História, 2013. Disponível em: http://www.snh2013.anpuh.org/resources/anais/27/1364957752_ARQUIVO_TextocompletoRaimundoNonatoAraujodaRocha1.pdf Acesso em 19 de out. de 2018.

Downloads

Publicado

2018-12-28

Como Citar

SANTOS, K. da S. VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Revista Educação e Ciências Sociais, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 154–168, 2018. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/cienciassociais/article/view/5450. Acesso em: 14 mar. 2025.